Sábado, 19 de agosto de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Yoga, a busca pelo bem estar

Por Carla Oliveira *


Mesclando atividade física e filosofia de vida, o yoga faz bem para o corpo e para a mente. Aprenda a viver melhor!

O yoga é uma filosofia de vida cujo objetivo é a união do homem com o supremo, isto é, da matéria com o espírito - o termo "yoga" quer dizer unir, ligar. Isso significa levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do auto-conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior. Em poucas palavras, o yoga (pronuncia-se "yôga") busca o equilíbrio entre o corpo e a mente, para que o homem possa viver melhor.


Atualmente, tanto os adultos como as crianças estão sendo submetidos a uma rotina estressante - e o resultado disso é que acabam se alimentando mal, dormindo mal, enfim, vivendo num estado de tensão permanente que deixa seu corpo mais vulnerável a uma série de doenças. Os limites físicos e mentais são ultrapassados, trazendo enormes prejuízos.


É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar um equilíbrio. "O yoga permite o auto-conhecimento, ou seja, o indivíduo aprende a se conhecer e ter responsabilidade sobre seu corpo. Ao mesmo tempo, ele estimula a auto-suficiência, pois ensina que o seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros", explica Ângela Maria Jácomo Martinez, professora do Centro de Estudos de Yoga Narayana, em São Paulo.

Benefícios para o corpo

O yoga, uma atividade originária da Índia, não é terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica. Mas, pode ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. É claro que tudo vai depender do interesse de cada um e de sua disposição para alcançar tais objetivos. Confira, abaixo, alguns dos benefícios dessa atividade:


  • Diminui o estresse e a ansiedade

  • Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos

  • Melhora a postura, diminuindo dores nas costas

  • Estimula a circulação sanguínea

  • Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida

  • Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional

  • Melhora a capacidade imunológica

  • Ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão

  • Melhora a coordenação motora

    Crianças também podem praticar!

    O yoga é, basicamente, uma combinação de exercícios respiratórios (chamados "pranayamas") e posições baseadas em elementos da natureza (denominadas "ásanas"), além de meditação e relaxamento. "Quem aprende a realizar uma respiração mais longa, mais consciente, logo se torna uma pessoa mais tranqüila, mais reflexiva e paciente, pois aprende a esperar, a viver o presente", explica Ângela.


    A professora dá aulas para crianças a partir de cinco anos e afirma que, mesmo que os pequenos não compreendam claramente a filosofia do yoga, eles vivenciam seus conceitos e, assim, os assimilam naturalmente. "Eles estão sempre dispostos a aprender e participam ativamente das aulas", ressalta. As aulas também trabalham a ética e ensinam conceitos como lealdade, honestidade e respeito ao próximo, por meio de jogos e brincadeiras.


    "Além disso, os exercícios procuram mostrar à criança que ela é capaz de ampliar suas habilidades e seu conhecimento sobre si mesma. Isso lhe dá mais confiança e mais auto-estima", destaca Ângela. Mas, é importante lembrar que o yoga deve representar um prazer para a criança e nunca uma obrigação. Se ela não tiver vontade de praticar, não force.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    As dificuldades do autismo 26/07/2001 às 14:12:00

    Autismo é uma questão delicada, que muitos pais têm dificuldades em aceitar e tratar da forma correta. Conheça melhor as faces dessa condição.

       
    Caminhos para uma boa pesquisa 10/04/2002 às 15:29:00

    Para que uma pesquisa renda bons frutos é preciso método, discernimento e foco no assunto. Ensine seu filho a descobrir tesouros numa biblioteca, real ou virtual!

       
    Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

    Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

       
    Desemprego, Mantenha a calma 03/09/2001 às 15:15:00

    O medo é geral: perder o emprego traz ansiedade e insegurança para a família. Descubra como enfrentar a situação sem tanto sofrimento.

       
    Aumente a renda da sua família! 01/08/2003 às 21:47:00

    Se você teve de abandonar a carreira para cuidar dos filhos ou está desempregada, saiba que existem muitas maneiras alternativas de ganhar dinheiro. Não é preciso nem sair de casa!