Quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Descobrindo as habilidades

Por Fernanda Maria Garrafa Rocha Campos *


Todos temos diferentes capacidades e habilidades. As crianças, desde cedo, mostram-se mais habilidosas para algumas coisas. Há aquelas que, ainda muito pequenas, já demonstram sua preferência pela música ou pelo desenho, ou adoram plantas, e assim vai.

Dependendo de nossas características pessoais, temos maior ou menor facilidade para realizar determinadas tarefas. Você já percebeu as habilidades de seus filhos? Eles as têm, e muitas! Então por que não aproveitá-las em seu dia-a-dia, fazendo com que participem das atividades da casa, dando sua contribuição?

Atração pela culinária

Em geral, as crianças adoram cozinhar. Sentem-se fascinadas por isso. Mas há algumas que vão além, que prestam atenção à preparação de um prato, que gostam de folhear seus livros de receitas. Assim, respeitando a idade e sempre com a supervisão de um adulto, deixe seu filho atuar desenvolvendo seus dotes culinários na confecção de biscoitos, docinhos, chocolates; na preparação de sobremesas como gelatinas, mousses ou pudins; na criação de sanduíches; na montagem de pratos de frutas ou saladas; ou mesmo na ajuda da preparação de receitas mais complicadas.

Atividades domésticas... tenha a água como aliada

Criança ama mexer com água! Em qualquer idade. Transforme esse prazer em algo útil também. Encarregue seu filho da limpeza do quintal e de molhar o jardim. Deixe-o, se quiser, lavar a louça do café, por exemplo. Nesse caso, você vai precisar se munir de muita paciência e tomar alguns cuidados, supervisionando, cuidando e orientando.

Valorizar o resultado desse trabalho é, também, essencial!
Se houver preferência por plantas, separe um pedaço do jardim ou um vaso para suas experiências. Prepare, com ele, a terra, a muda, ensine os cuidados que deverá ter deixando-o responsável por ela. Ele irá curtir cada etapa de desenvolvimento da mudinha que plantou. Com isso, você, além de explorar uma habilidade, estará trabalhando questões como responsabilidade e respeito à natureza.

Seu filho monta e desmonta? Aproveite!

Há aquele muito curioso em relação ao funcionamento de aparelhos. Geralmente essa curiosidade gera habilidade para compreender como funcionam. Se você tem, por exemplo, um relógio de cozinha quebrado e sem uso, deixe que descubra seus mistérios. Procure fazer isso com coisas pequenas que não sejam significativas para você e que, embora quebradas, não ofereçam perigo. Combine com seu filho o que será permitido que tente consertar. Se ele conseguir, o que acontece inúmeras vezes, ficará feliz e se aperfeiçoará a cada dia.

Explore outras habilidades e aproxime-se de seus filhos

Aí vão mais alguns exemplos:

  • Cuidados com o quarto, na arrumação de suas camas, roupas e brinquedos.
  • Cuidados com o animal doméstico da família: ajuda em sua alimentação, higiene e passeios.
  • Organização das fotos em álbuns.
  • Elaboração de um caderno de receitas culinárias da família.
  • Ajuda nas compras da casa - levantamento do que se tem, elaboração da lista, participação na ida ao supermercado... quando houver tempo e paciência.


    Cada criança tem seu potencial. Explorar suas habilidades significa valorizá-la, fazer com que se sinta útil, produtiva e participante da rotina de sua casa. A importância dessa valorização é enorme! Ao fazer isso, o adulto estará mostrando confiança, delegando responsabilidades e passando o significado de valores fundamentais para seu desenvolvimento.


    * Fernanda Maria Garrafa Rocha Campos é pedagoga e educadora


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    O fantástico mundo dos canhotos 25/08/2006 às 10:59:00

    Eles levantam com o pé esquerdo, mas não é porque são azarados. Conheça as dificuldades e as vantagens de ser canhoto.

       
    Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

    O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

       
    Como lidar com a erotização precoce 03/05/2001 às 14:46:00

    O medo dos pais em deixar seus pequenos com o controle-remoto nas mãos é justificável. Sabe porquê? Alguns programas de televisão estão assustando até os adultos mais liberais.

       
    Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

    Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!

       
    Biscoitos de Natal 11/12/2000 às 16:50:00

    Aproveite agora, as crianças já estão de férias! O Natal está aí, portanto por que não envolvê-las numa atividade culinária, que tem tudo a ver com festa?