Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Férias à vista...

Por Fernanda Maria Garrafa Rocha Campos *


Pais que trabalham programam as suas férias para o mesmo período de seus filhos. Faça um programa em família!

Quando os filhos são pequenos, as coisas são mais fáceis. Os pais escolhem o programa adequado a eles e às crianças. Mas, à medida que vão crescendo, já manifestam com mais precisão suas preferências e resistências, o que pode tornar tudo mais difícil. E aí entra um período de grandes negociações e decisões conjuntas, o que é extremamente positivo.


É importante que a família toda aproveite as férias. Que viaje, passeie e, principalmente, curta os momentos de lazer em conjunto, momentos esses que, com certeza, serão sempre lembrados.

Planejando momentos próprios e com seus filhos

É necessário ter claro que há situações em que cada um precisa usufruir de algum tempo em benefício de si próprio. Assim, enquanto os filhos querem realizar determinadas atividades, as preferências dos pais são outras. Como conciliar?

Há pacotes de viagem que apresentam essas possibilidades com monitoria e programas adequados às crianças, jovens e adultos. Os pais podem, então, programar suas atividades enquanto seus filhos estão sob os cuidados de profissionais especializados em entretê-los.

Nesse caso, conciliar momentos em família com momentos próprios de lazer é produtivo. O importante é aproveitar, fazer o que gosta e também curtir a companhia dos filhos. Um exemplo? As refeições poderiam ser feitas sempre em família e aproveitadas para gostosas conversas sobre o que fez cada um. Desses momentos talvez surjam propostas de algumas atividades ou passeios comuns.

Férias na cidade

Algumas vezes, apenas um período das férias é utilizado em viagens, sobrando alguns dias. Nada como aproveitá-los para o lazer, da melhor maneira possível, individual ou coletivamente. Uma conversa em família será bastante produtiva nesse sentido. É sempre muito gostoso planejar atividades de que todos participem. Atividades diferentes, que despertem o interesse, a curiosidade e que possam ser bem aproveitadas. Ir ao cinema é uma delas. Assistir aos novos lançamentos, lanchar em algum lugar especial, "jogar conversa fora", falar sobre o filme, as impressões de cada um...

Muita vezes, a rotina de trabalho e escola nos impede de descobrir as coisas boas que a cidade oferece. Que tal aproveitar esses dias para isso? Conhecer museus - há museus belíssimos com exposições permanentes ou temáticas, parques (planeje um piquenique, vocês já fizeram isso?), zoológico, horto florestal... enfim, descobrir o que há de novo, rever locais que tanto apreciamos e partilhar tudo isso com os filhos.


É importante que os pais tenham um tempo só para eles, individual ou a dois, para que realizem coisas prazerosas que, com a correria do dia-a-dia, nem sempre acontecem. Que tal uma caminhada, um jantar, um cinema ou até um fim de semana só para vocês? Afinal, não só os filhos precisam de atenção, cuidados e tempo para conversas sérias ou descontraídas... os pais também.


* Fernanda Maria Garrafa Rocha Campos é pedagoga e educadora


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

   
Proteja sua casa quando for viajar 24/11/2010 às 12:23:35

Você vai viajar nas férias ou no feriado com sua família e deixar sua casa desocupada por alguns dias? Fique atento a regras básicas de segurança que ajudam a proteger o seu patrimônio.

   
Um dia no museu 03/05/2013 às 17:49:24

Saiba como aproveitar ainda mais a sua ida ao museu com as crianças! Entretenimento, conhecimento e cultura em um só lugar!

   
Férias no museu 10/01/2013 às 18:28:30

Quando chegam as férias escolares sempre queremos entreter as crianças! Uma ótima sugestão é visitar os museus de ciência, zoológicos, jardins botânicos e planetários da cidade!

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.