Quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Vacinas


Gostaria de saber mais sobre a vacina contra a gripe. Ela é indicada para crianças?

A vacina contra o vírus da gripe, o influenza, é o principal meio de prevenção da doença. Sua eficácia varia entre 67% a 92% e a contra indicação restringe-se a pessoas com hipersensibilidade a proteína do ovo de galinha. Os efeitos colaterais do medicamento são pequenos: dor local e febre. Crianças também podem ser vacinadas, inclusive aquelas que sofrem de asma, diabetes, nefropatias, homoglonopatias ou imunosupressão. Os idosos devem tomar uma dose do medicamento para diminuir os riscos de infecção. No início do ano, especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) reúnem-se para avaliar os dados epidemiológicos do ano anterior e definem as cepas do influenza que terão maiores chances de provocar epidemias. A vacina é elaborada com todos esses vírus inativos da gripe.


O filho da minha empregada, de 3 anos, está com tuberculose pulmonar há quase dois meses, mas só agora a doença foi confirmada. Minhas dúvidas são: se a criança estava vacinada, porque foi contaminada? Meu filho, que também está com a vacinação em dia, corre algum risco? Já fiz a radiografia, que não deu nada. É necessário fazer o PPD?

As vacinas às vezes falham e a BCG não foge à regra. Leve seu filho ao médico para fazer um raio x do tórax e o PPD. Se o resultado for normal, o risco do menino estar contaminado é nulo. Certifique-se também de que sua empregada fez os exames, o resultado do raio x foi normal e o do PPD, negativo ou fraco.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Gripe: com ou sem vacina? 26/04/2001 às 15:59:00

No começo, tosse e espirros. Depois, dor de garganta e mal-estar. Com a mudança de estação os casos de gripe começam a aparecer. Fique atento!

   
A eterna magia do pó de pirlimpimpim 03/12/2001 às 16:14:00

Histórias infantis escritas na década de 20 resistem ao tempo e encantam as gerações posteriores.

   
Dentes saudáveis para sorrir sempre! 26/03/2012 às 11:31:01

No boletim Clicfilhos deste mês: saúde dos dentes, calendário e preparativos para a Páscoa!