Quinta-feira, 27 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Sono


Meu filho de 5 meses acorda muito durante a noite. Já voltei a trabalhar e não estou agüentando ficar tanto tempo acordada. O que faço?


Cada criança reage de maneira diferente e talvez seu filho precisa de limites mais claros e firmes. Deixe-o chorar por pouco tempo e aumente gradualmente o tempo entre uma acolhida e outra. Não o tire do berço e fale de forma doce, porém firme, que ele está com sono e que a cama é um bom local para descansar.



Evito que minha filha de sete meses durma muito durante o dia, criando distrações. Mas às vezes ela só dorme às 3 horas da manhã e sempre no braço. Não sei mais o que fazer!


Com certeza sua filha prefere o contato da sua pele, o seu cheiro e o calor
de seu corpo. Além disso, fica muito mais confortável no seu colo que no berço, que é mais duro, frio e ainda por cima cheira sabão em pó! Porém ao carregá-la para dormir, você esta reforçando o sentimento de que só você presta e que o berço é um local ?perigoso" para ficar.
Mude a rotina: coloque-a no berço e trate de acalma-la dentro dele, conversando baixinho e dizendo que aquele é um ótimo lugar para dormir e que nem sempre conseguimos tudo o que queremos. Se você permitir que ela se queixe e resmungue por algum tempo, estará escutando seu protesto mas mostrando-lhe que o que ela está precisando é dormir e descansar. Fazendo isto continuamente sua filha irá construir uma imagem positiva desse momento e encontrará seus próprios meios de adaptação. Estamos falando de limites que são importantes para ela e para você.



Meu filho tem quase 8 meses, é agitado desde que nasceu e sempre foi meio chorão. Aos 3 meses ele começou a dormir a noite inteira, mas quando comecei a desmamá-lo, aos 6 meses, ele não tem mais um sono tranqüilo. Bebês têm pesadelos? O choro dele é de desespero, como se estivesse fugindo de algo horrível.

Pelo seu relato, parece-me que seu filho está passando pela angústia do 8º mês (ou angústia de separação). Nessa fase, o choro de desespero, durante o sono, significa que ele "imagina" ter perdido a mãe. Nesta hora você deve ir ao quarto dele, tentar acalmá-lo com um cafuné, cantiga ou simplesmente com a sua presença. Não o tire do quarto e muito menos o leve para sua cama. O quadro deve melhorar dentro de algumas semanas.


Meu filho de 1 ano e 4 meses fica no berçário toda manhã. Quando volta para casa, toma banho e dorme por 3 ou 4 horas. À noite fica "aceso" e dificilmente vai para a cama antes das 10 horas. O que devo fazer para mudar essa rotina?

A solução é diminuir um pouco as horas em que ele descansa à tarde. Insista, mesmo que nos primeiros dias ele fique um pouquinho chateado. Dessa forma ele terá sono mais cedo e conseguirá dormir melhor durante a noite.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Como lidar com a erotização precoce 03/05/2001 às 14:46:00

O medo dos pais em deixar seus pequenos com o controle-remoto nas mãos é justificável. Sabe porquê? Alguns programas de televisão estão assustando até os adultos mais liberais.

   
A idade certa para ir à escola 07/06/2002 às 14:38:00

Meu filho tem 3 anos completos, fico em dúvida se está na hora de mandá-lo para a escola ou se, ainda, é muito cedo... Mamãe sempre acha que os filhos são pequenos demais...

   
Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

   
Você sabe onde está o seu filho? 27/04/2011 às 14:41:39

Seu filho adolescente saiu para uma “balada” com os amigos – como você lida com isso?