Quarta-feira, 26 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Tai Chi Chuan faz bem para os baixinhos

Por Carla Oliveira *


A prática dessa arte marcial chinesa pode ajudar seu filho a respirar melhor, ter maior concentração nos estudos e aumentar sua flexibilidade e equilíbrio - entre outros benefícios. Confira!

Assim que o dia amanhece na China, milhões de pessoas lotam os parques e praças das cidades para praticar o Tai Chi Chuan. Só depois de alguns minutos se exercitando é que elas estarão prontas para encarar o dia. Muitas empresas nesse país reservam algum momento do dia para que seus funcionários possam praticar esta arte e até mesmo os hospitais chineses incluem o Tai Chi Chuan na rotina de tratamentos dos doentes.


O Tai Chi é realmente muito importante para os chineses e está enraizado em sua cultura há muitos de anos. Os movimentos do Tai Chi, inspirados nos animais ou em elementos da natureza, são realizados de forma lenta, contínua e circular, e sincronizados com a respiração. Segundo a medicina tradicional chinesa, eles ajudam a equilibrar as energias Yin e Yang do corpo, prevenindo doenças e aumentando a longevidade. Yin representa as energias negativas e Yang, as positivas.


Há alguns anos, os países ocidentais descobriram os benefícios do Tai Chi e muitas academias já o incluíram em sua programação de atividades. Apesar de ainda existir o mito de que somente pessoas idosas praticam esta arte, os jovens e até mesmo as crianças estão freqüentando as aulas. E os professores garantem: todos saem ganhando!

A busca do equilíbrio através do movimento

A professora Rita de Cássia, da Escola Axis, em Osasco-SP, dá aulas de Tai Chi para crianças há dez anos. Ela afirma que os pequenos podem começar a praticar aos quatro anos de idade. De acordo com a professora, a prática regular dessa arte melhora a capacidade cárdio-respiratória, aumenta a flexibilidade e o alongamento de músculos e tendões e reforça o sistema endócrino e imunológico.


"Além disso, a dinâmica especial e o encadeamento dos exercícios permite melhorar os níveis de concentração e atenção. Ao exigir auto-controle e percepção do próprio corpo, traz uma sensação de plenitude e bem estar", explica Rita. Segundo ela, alguns benefícios podem ser sentidos já na primeira aula e, em poucos meses, os resultados obtidos são excelentes.


Para as crianças que têm bronquite ou rinite, a melhora na respiração é um dos benefícios mais importantes. "Ao mesmo tempo, as crianças têm apresentado melhor rendimento escolar, com mais atenção e concentração e até melhora da coordenação motora para a escrita?, revela a professora. Na Axis, os exercícios direcionados aos pequenos foram adaptados a brincadeiras e jogos, dando às aulas uma dinâmica totalmente diferente. O sucesso é enorme. "Em geral, as crianças são muito dedicadas e curiosas, querendo sempre aprender mais", conta Rita.


O Tai Chi também é muito eficiente para aliviar estresse, ansiedade, fobias e até mesmo depressão. No entanto, ele não deve ser visto apenas como uma alternativa para a solução de algum tipo de problema. Ele melhora a qualidade de vida como um todo, e isso é fundamental para qualquer um. "O mais importante é a intenção, não só da criança, mas principalmente dos pais, em proporcionar uma prática que propõe um desenvolvimento integral da criança, para além de uma queixa principal, que pode ser respiratória ou comportamental".


Os ideogramas "Tai" e "Chi" juntos significam grande eixo ou viga mestra. "Chuan" significa método de luta ou boxe. "Tai Chi Chuan" pode ser traduzido como "escola de formação de guerreiros". Em poucas palavras, pode-se dizer que o Tai Chi é a busca da harmonia do corpo, por meio do alcance da consciência corporal e mental. Nos dias de hoje, é mesmo preciso ser um guerreiro para agüentar todas as dificuldades que surgem. Por isso, vale a pena tentar!


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
O grande reencontro 05/05/2009 às 19:04:00

Em uma grande homenagem ao Dia das Mães, o Clicfilhos conta a você a história de Assílio, que foi separado de sua mãe quando pequeno e, após 30 anos, conseguiu reencontrá-la por meio da Internet.

   
Caminhos para uma boa pesquisa 10/04/2002 às 15:29:00

Para que uma pesquisa renda bons frutos é preciso método, discernimento e foco no assunto. Ensine seu filho a descobrir tesouros numa biblioteca, real ou virtual!

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?