Sábado, 23 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

LEITE DE CABRA


Gostaria de saber a respeito do leite de cabra. Li em um artigo que o leite de cabra é o melhor substituto para o leite materno. Isso é verdade?


Na verdade, não existe nenhum leite que substitua tão bem o leite materno. As fórmulas infantis podem chegar bem próximas, do ponto de vista nutricional e de composição, mas isto certamente não ocorre com o leite de cabra. Em relação ao leite de vaca, o leite de cabra é mais facilmente digerível. Do ponto de vista nutricional, ele é mais rico em vitamina A, B2, niacina, cálcio e potássio mas, por outro lado, é mais pobre em ferro, zinco, vitaminas C, D, B6 e B12. Além disso, ele possui concentrações muito altas de proteínas, cloro e potássio, que podem sobrecarregar o rim, ainda imaturo, da criança pequena.


Por isso, ele nunca deverá ser utilizado por crianças pequenas, até 1 ano de idade, como substituto do leite materno, da mesma forma que o leite de vaca também não. Além do mais, muitas crianças que têm alergia ao leite de vaca também podem desenvolver alergia ao leite de cabra, por isso ele não parece ser um bom substituto, nestes casos. O ideal seria oferecer fórmulas específicas.


Se seu filho tiver mais de um ano de idade e, desde que não possua alergia ao leite de vaca, talvez não haja problema algum em receber este leite. Certifique-se, de qualquer maneira, com uma nutricionista. E lembre-se de oferecer, sempre, leite de cabra pasteurizado, uma vez que cabras podem facilmente estar contaminadas com brucelosis e tuberculose e, assim, contaminar os humanos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?

   
Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.

   
Alimentos inteligentes 11/01/2001 às 14:33:00

Uma boa alimentação na primeira infância é diretamente responsável pelo desenvolvimento do cérebro de seu filho. Conheça como agem e quais são os alimentos "inteligentes"

   
Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?