Sábado, 19 de agosto de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

LEITE DE VACA


Minha filha tem 6 anos e tem alergia a leite de vaca. O que devo oferecer a ela em substituição aos derivados de leite? Ela também irá se submeter a uma cirurgia de adenóide e eu gostaria de saber se há alguma relação deste problema com a alergia ao leite de vaca.


A alergia ao leite de vaca é uma resposta negativa do sistema imune à proteína do leite de vaca. Os sintomas são vários e, muitas vezes, sérios: asma, bronquite, tosse, cólica persistente, constipação ou diarréia, irritabilidade ou hiperatividade. Portanto, a infecção no ouvido e a sinusite podem ser algumas das manifestações da alergia.


O tratamento consiste na eliminação do leite, seus derivados e dos alimentos que contenham leite, da dieta da criança. Dependendo do tipo de alergia, o leite de soja ou de cabra também podem desenvolver reações alérgicas, por isso, muitas vezes não devem ser considerados como alternativa. Nestes casos, o ideal é oferecer fórmulas especiais, hipoalergênicas.


Para saber o que mais sua filha poderá comer, você deverá ler os rótulos das embalagens. As seguintes substâncias indicam a presença de leite no alimento: caseinato, caseína, hidrolisado, lactoalbumina, lactoglobulina, leite em pó, lactato, lactoferrina, lactose, derivado de leite, gordura de leite, proteína de leite, alguns flavorizantes, creme de leite, caramelo, manteiga, queijos, leite condensado, sorvetes, iogurtes, margarina. Alimentos como bolos, pães, panquecas, chocolates, embutidos, pizza, molho de salada, sopas prontas, também podem contar leite na sua composição. Uma sugestão é você entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor de algumas empresas e pedir uma lista dos alimentos que não levam leite em sua composição.


É importante que sua filha continue recebendo outros alimentos ricos em proteína, cálcio vitaminas D e A, os mais importantes nutrientes fornecidos pelo leite. A proteína pode ser facilmente encontrada nas carnes de vaca, frango, peixe, leguminosas e oleaginosas. Outros alimentos que contém cálcio são as folhas verde-escuras, como couve, agrião, mostarda e brócolis, além de sardinha em lata, alguns tipos de feijão e alimentos fortificados como suco de laranja e cereais. Se sua filha toma um pouco de sol todo dia, isto já deve ser suficiente para que o corpo dela fabrique vitamina D nas quantidades necessárias. Já a vitamina A é encontrada no fígado e ovo e o beta-caroteno pode ser encontrado nas folhas verde-escuras e nos alimentos amarelos e alaranjados como abóbora, cenoura, melão cantalupe, damascos. Como muitas vezes a dieta pode não ser suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários, nas quantidades certas, a suplementação vitamínica pode ser necessária. Por isso, consulte uma nutricionista para saber se sua filha está se alimentando adequadamente.

Ouvi dizer que no leite de vaca existe uma substância chamada caseína, que auxilia o desenvolvimento dos ossos em uma proporção 300 vezes maior que o leite humano. Isso é ruim para o desenvolvimento de uma criança?


No leite humano, 30-40% das proteínas são caseínas e 60-70% são proteínas do soro. Já no leite de vaca, 20% são proteínas do soro e 80% são caseínas. A caseína, como você mencionou, é importante para o desenvolvimento dos ossos. Quando exposta a enzimas, calor e mudanças de Ph, a caseína forma coágulos e é transformada num complexo insolúvel. Isso dificulta a sua digestão e absorção pelo sistema digestivo ainda imaturo do bebê, podendo causar alergia. Devido à menor concentração de caseína, isto não acontece com o leite materno, por isso ele é mais facilmente digerível e, conseqüentemente, mais tolerável pela criança pequena.


Desta maneira, crianças menores de 1 ano de idade não devem receber leite de vaca, pelo maior risco de desenvolverem alergia e, inclusive, anemia, pois o leite de vaca também é pobre em ferro. Após esta idade, seu sistema digestivo já estará mais maduro e será capaz de digerir e absorver adequadamente esta proteína.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?

   
O tal do aquecimento global 19/09/2007 às 09:34:00

Entenda o que é este fenômeno e saiba como você e sua família podem contribuir para evitá-lo.

   
Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.