Sábado, 04 de julho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Alimentos inteligentes

Por Luiza Helena Marcondes *


Uma boa alimentação na primeira infância é diretamente responsável pelo desenvolvimento do cérebro de seu filho. Conheça como agem e quais são os alimentos "inteligentes"

As mitoses dos neurônios (multiplicação das células do cérebro) ocorrem até os 3 anos de idade e quando a criança está bem nutrida. Um indivíduo desnutrido, que não pode alimentar-se bem nessa fase da vida, não consegue completar esse processo. Conseqüentemente, o seu grau de inteligência também ficará comprometido. De acordo com a professora e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, Sandra Chemin, de São Paulo, mesmo que a criança, anos mais tarde, comece a comer bem, as células cerebrais não conseguem mais se recuperar. "Quando se trata de cérebro, o que se formou está formado, o que foi lesado não pode mais ser corrigido", ela garante.


Os neurônios são diferentes das outras células do corpo. Quando cortamos um dedo
ou fraturamos um osso, o próprio organismo se encarrega da reposição de micropartículas do corpo que formam novos tecidos no lugar daquele que foi danificado. No caso do cérebro, o processo de complica. Existem estudos, no entanto, que apontam a ocorrência de algumas mitoses até o 5º ano de vida, de forma bem
mais lenta.


Para que isso ocorra e se possa obter o pleno desenvolvimento de tais células é preciso que a criança tenha uma alimentação bem equilibrada e rica em proteínas (carnes) e alimentos que forneçam energia (os carboidratos). "Se ingerir, por
dia, três frutas quaisquer, verduras, legumes, arroz, feijão, carne, 1 copo de leite ou derivado, seu filho terá uma alimentação equilibrada e nutritiva", diz a professora. E terá, portanto, mais condições de ficar "inteligente", embora não se possa definir essa característica apenas pela boa alimentação. A inteligência é fruto de vários fatores, que incluem principalmente o estímulo cerebral, como leitura, acesso à informação e muita conversa.

Crianças em idade escolar

O café da manhã é extremamente importante para um bom rendimento na escola. Sem ele, o nível de glicemia do organismo cai na metade deste período e a criança fica fraca, desatenta, sonolenta. E não consegue se concentrar na aula. Segundo a professora Sandra Chemin, um desjejum nutritivo, pode ter a seguinte composição:

1 copo de leite

1 porção de cereais matinais ou 4 bolachas sem recheio

1 fruta


Para os que estudam à tarde, o almoço não deve conter alimentos muito gordurosos e pesados, excelentes indutores do sono. A refeição ideal deve conter:

1 bife médio

2 colheres (sopa) de feijão

3 colheres (sopa) de arroz

2 colheres (sopa) de verdura

2 colheres (sopa) de legumes

1 fruta


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...