Sexta-feira, 21 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Festas inesquecíveis

Por Aloma Marques *


Quando chega o dia do aniversário de nossos filhos, sempre há uma grande ansiedade sobre como comemorá-lo. É preciso agir com sabedoria para que esta data tão importante seja marcada apenas com boas lembranças!!!

Toda criança precisa saber que está completando mais um ano de vida e que esse fato é motivo de alegria. Portanto os pais sempre devem fazer com que ela participe dos preparativos de qualquer comemoração. Mais do que montar uma festa espetacular, ou agradar aos adultos presentes, é importante ressaltar que a festa é para crianças e deve ser preparada como tal.


O horário mais indicado é aquele em que seu filho está acostumado a brincar, ou seja, nos momentos em que ele está descansado, de bom humor. Respeitar o bio-ritmo dos pequenos é muito importante, mesmo que seja preciso comemorar o aniversário apenas com os amiguinhos do playground.

Cuidado com as surpresas!

Você quer fazer uma festa temática? Pois, então, trate de relacioná-la com o dia-a-dia do seu filhote. Este, definitivamente, não é o momento para novidades ou surpresas. Muitas crianças tendem a se assustar com o desconhecido.


Quando elas forem muito pequenas - tipo apenas um ano - e não houver nenhum tema com que se identifiquem, crie um cenário em torno dos seus brinquedos preferidos. E muita cautela com suas próprias fantasias! Pessoalmente, eu adoro circo, mas meus filhos tem verdadeiro pavor de palhaços. Quanto mais a criança escolhe e participa, mais ela e os amiguinhos aproveitam!

Diversão combina com segurança

Ao escolher o cardápio, leve em conta o paladar infantil. E lembre-se: utilize pratos, talheres e copos descartáveis ou inquebráveis. O local da festa deve ser amplamente vistoriado para que sejam eliminados todos os possiveis causadores de acidentes. Segurança é primordial! Evite locais com escadas, janelas baixas, brinquedos perigosos.


O ideal é que todos os convidados tenham a mesma faixa etária, mas se isso não for acontecer, o melhor será preparar brincadeiras diferenciadas para cada grupo. Use sua criatividade! Pense no tempo em que você era criança e procure se lembrar das coisas de que gostava. Fique certa de que, apesar de toda a tecnologia a que seu filho está exposto, a essência do universo infantil é sempre igual. Pense em fazer grandes produções, contratar teatros, personagens, apenas se ele realmente gostar e estiver acostumado.


Um último conselho: não gaste todas as suas munições num único evento. Excesso de atrações significa desperdício. Reserve um pouco de criatividade para a próxima festa. Seus filhos irão agradecer mais tarde!


* Aloma Marques é especialista em organizar, elaborar e decorar festas infantis.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.