Domingo, 23 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br

5. QUIBE DE BANDEJA


Massa

1 cebola pequena

1 colher (chá) de cominho moído

10 pedras de gelo

3 xícaras (chá) de folhas de hortelã fresca

½ kg de patinho moído

½ colher (café) de pimenta-do-reino

1 colher (chá) de pimenta-síria

1½ xícara (chá) de trigo fino

sal

azeite de oliva para regar o quibe


Recheio

2 dentes de alho socados com um pouco de sal

½ kg de capa de filé moída

2 cebolas médias picadas

3 colheres (sopa) de manteiga

½ colher (café) de pimenta-do-reino

1 colher (chá) de pimenta-síria

3 colheres (sopa) de salsa picada

½ xícara (chá) de nozes picadas para decorar e rechear

Modo de Preparo

Massa: Lave o trigo e deixe de molho por aproximadamente 15 minutos. Escorra e esprema com as mãos, para retirar toda a água. Junte à carne, adicione os temperos, o sal, a cebola cortada em quatro partes, a hortelã e as pedras de gelo. Passe tudo duas vezes pela máquina de moer ou processador e misture com as mãos. Separe a massa em duas metades.


Recheio: Numa frigideira, passe as nozes em 1 colher (sopa) de manteiga ou óleo. Reserve. Em outra frigideira, coloque o restante da manteiga ou óleo, doure o alho e acrescente a cebola, a carne, a salsa e os temperos. Refogue até evaporar o excesso de água. Retire do fogo e misture parte das nozes (reserve algumas para decorar).


Montagem: Unte com óleo uma travessa refratária grande. Espalhe metade da massa até ficar uniforme, com cerca de 1 cm de espessura. Para facilitar, antes de espalhar a massa, molhe as mãos em água fria. Sobre a massa espalhada, coloque o recheio. Para cobrir com o restante da massa, proceda da seguinte maneira: abra pequenas porções da massa, com as mãos sempre molhadas, e coloque sobre o recheio. No final, alise com as mãos até formar uma camada homogênea da mesma espessura que a inferior. Risque o quibe, desenhando losangos, e corte. Decore com as nozes restantes. Regue com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido (180ºC) por 25 minutos ou até dourar. Sirva quente ou frio, acompanhado de coalhada fresca ou seca.

Rendimento

Rendimento: 16 porções

Calorias (kcal): 156

Proteínas (g): 8,11

Carboidratos (g): 12,43

Lipídios (g): 9,3


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
O grande reencontro 05/05/2009 às 19:04:00

Em uma grande homenagem ao Dia das Mães, o Clicfilhos conta a você a história de Assílio, que foi separado de sua mãe quando pequeno e, após 30 anos, conseguiu reencontrá-la por meio da Internet.

   
Limites diante da telinha 11/06/2001 às 16:08:00

A televisão é extremamente poderosa e, se os pais não abrirem os olhos, correrão o risco de conviver muito pouco com seus filhos. Quantifique as horas e analise os programas que seu pimpolho está assistindo.E não esqueça que noticiário violento não é prog

   
Desemprego, Mantenha a calma 03/09/2001 às 15:15:00

O medo é geral: perder o emprego traz ansiedade e insegurança para a família. Descubra como enfrentar a situação sem tanto sofrimento.

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!