Sábado, 19 de agosto de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Obesos mirins

Por Dr. Leonardo Posternak * em 23/01/2001


No conceito de muitas pessoas crianças gordas ainda são consideradas símbolos de seres saudáveis. Entretanto, os pequenos gordinhos podem se tornar obesos no futuro. Cuide desde já da alimentação de seu filho!

Vários fatores podem desencadear a obesidade. Tendência genética, constitucional, endocrinológica são alguns deles. Mas, em geral, as pessoas engordam porque comem mal e ingerem uma quantidade exagerada de gordura. E uma criança que convive com maus hábitos alimentares dos pais dificilmente consegue mudar o padrão a que se habituou. Assim nascem várias gerações de obesos. Acredite: a herança genética dificilmente é a única responsável pelo problema.


O funcionamento deficiente de algumas glândulas, como a tiróide, também podem desencadear o processo de obesidade. Filhos de mães diabéticas costumam nascer enormes, com aproximadamente 5 kg. Isso ocorre quando o metabolismo de hidratocarbono é alterado durante a gravidez. Essas crianças costumam ter problemas de hipoglicemia e ficam bem maiores que as outras.

Situações individuais

Outro tipo de obesidade é a constitucional, ou seja, a criança come de acordo com as suas necessidades mas o metabolismo funciona de forma incorreta, acumulando gordura. No fim do período de aleitamento, algumas mães, por acharem ser o leite da mamadeira "fraco" acrescentam açúcar, aveia ou outros componentes e provocam verdadeiros desastres no peso de seus filhos. Distúrbios psicológicos normalmente fazem parte do histórico dos gordinhos. Uma criança muito ansiosa tende a comer mais do que necessita para se acalmar.

Comer nem sempre significa engordar

O metabolismo das crianças passa por fases distintas: os doze primeiros meses de vida são caracterizados pela chamada fase anabólica, onde elas ganham muito peso. Entre dois e três anos os pequenos entram na fase catabólica, onde consomem muitos alimentos mas queimam as calorias mesmo sem exercícios físicos. Essas alterações são normais e não definem uma criança obesa. Portanto, não se preocupe com pequenas variações de peso.

Criança pode fazer dieta?

Sim, desde que tenha o acompanhamento de um especialista. Só ele saberá definir as causas da obesidade. Mas lembre-se sempre: o melhor é prevenir. Seu filho está gorducho? Então dê uma limpa na despensa e na geladeira: ele dificilmente conseguirá emagrecer se ficar tropeçando em bolos, doces, sorvetes, bolachas, balas e chocolates.


Às vezes, é preciso mudar todos os hábitos da casa para que seu filhote perca peso. Incentive-o a tomar muita água, um diurético natural que, além de "limpar" o organismo, hidrata-o adequadamente. Procure, aos poucos, introduzir uma dieta rica em legumes, frutas, verduras. Mas não seja radical. Eleja um dia para o doce, outro para o macarrão, um terceiro para o refrigerante.


Dessa forma a criança terá um cardápio variado e não precisará cortar definitivamente as gulodices favoritas, mesmo que não sejam as mais indicadas na luta contra a balança. Capriche na atividade física. Mesmo que não matricule se filho numa academia, incentive-o a caminhar, a andar de bicicleta e, se morar em apartamento, a esquecer o elevador.

* Dr. Leonardo Posternak é médico pediatra,
membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Co-autor do livro
E Agora, o que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos
, Editora Best Seller.
Autor de
O Direito a Verdade - Cartas Para Uma Criança
, Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.