Quinta-feira, 25 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Fabrique seus próprios ovos!

Por Julienne Gananian *


Aprenda a fazer o seu ovo de chocolate e presenteie as crianças e os amigos. Uma delícia, além de muito econômico!

Na Páscoa desejamos presentear os parentes, os amigos e, claro, as crianças, que esperam ansiosamente seus ovinhos de chocolate. Porém, o preço dos produtos industrializados não colaboram e, para completar, as rendas do coelhinho da Páscoa parecem emagrecer a cada ano, não é mesmo?


Portanto, nada melhor do que fazer o seu próprio ovo e, quem sabe, até lucrar revendendo para os vizinhos e colegas. Confira o passo-a-passo que o Clicfilhos preparou para você e recheie a Páscoa com chocolate e, o principal, muito carinho!

Ingredientes e materiais:

250g de chocolate ao leite
250g de chocolate meio-amargo
Formas em PVC para ovo de páscoa de 500g
Formas em PVC para bombons
Espátula
Papel chumbo prata ou da cor de sua preferência
Papel celofane ou de seda e laço para decorar
Papel alumínio
Bandeja ou placa de isopor

"A mistura dos chocolates ao leite e meio-amargo impede que o ovo derreta facilmente com o calor. Mas, se você preferir, faça com chocolate branco, diet ou crocante, basta misturar floquinhos de arroz antes de colocar na forma" ensina Deolinda Neri, culinarista em São Paulo. Ela ressalta outros cuidados importantes: "a validade do ovo será igual a da barra de chocolate utilizada e, na hora de cozinhar, lembre-se que higiene é fundamental: coloque luvas de borracha, touca e avental". Você encontra todos os produtos em lojas especializadas em chocolates ou em artigos para festas

Passo-a-passo

1. Pique bem o chocolate e coloque em banho-maria para que derreta sozinho, longe do calor excessivo. "Não deixe entrar em contato com a água, caso contrário todo o trabalho será perdido", alerta Deolinda. Transfira para uma assadeira de inox, uma bancada de granito ou mármore e mexa bastante com a espátula para que ele esfrie.



2. O chocolate terá que sair da temperatura de, aproximadamente, 40 graus para chegar até os 28 graus. Para saber se está no ponto, meça com um termômetro culinário ou coloque um palito até a parte mais funda (não apenas na superfície!) e depois passe nos lábios. Quando você sentir um "geladinho" na boca, ele estará pronto para ser moldado.



3. Passe uma camada fina de chocolate, cobrindo toda a forma e retire o excesso. Cubra uma bandeja ou isopor do tamanho do molde com papel alumínio e vire o ovo com a "boca" para baixo. "Leve à geladeira, por aproximadamente 5 minutos e, em hipótese alguma, coloque no freezer. A umidade deste local atrapalha todo o processo e o resultado não será bom" lembra a culinarista. Vá repetindo o procedimento até que o ovo chegue a uma espessura ideal. Normalmente são necessárias três camadas de chocolate.



4. Faça os bombons também! Cubra a forminha com chocolate e limpe o excesso, lembrando de bater um pouco sobre a mesa para retirar bolhinhas de ar. Leve à geladeira até endurecer.



5. Quando o ovo estiver com uma aparência esbranquiçada desgrudará da forma praticamente sozinho. Não force ou aperte, para não manchar o chocolate. No dia seguinte, recorte o papel chumbo em quatro partes e, delicadamente, embrulhe seu presente. "Passe um paninho ou papel por cima, para que fique lisinho e bonito" ensina a culinarista. Coloque os bombons dentro e feche as duas partes com fita adesiva.



6. Depois é só dar asas à imaginação! Decore com papel celofane transparente, papel de seda ou o que preferir! Dê o acabamento com um belo laço e o seu ovo está prontinho!


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

   
Presentes de Natal 07/12/2011 às 11:19:27

Conte aqui que sugestões você tem para dar de presente neste Natal, para cada membro da sua lista (avô, avó, mãe, pai, filho, filha, amigos, professores, etc)

   
A festa das luzes 18/12/2000 às 16:03:00

Cada povo, cada religião, festeja suas datas importantes de acordo com as tradições. Conheça, agora, o Chanuká, uma das várias festas celebradas pelos judeus, e aprenda a fazer uma das receitas típicas para a ocasião.

   
O Natal está chegando... 08/12/2000 às 14:54:00

Correria, compras (alto consumo!), preparativos, comemorações... esgotamento. Quando nos damos conta, tudo já passou. Restam, como saldo, o cansaço e algumas contas a pagar. E o espírito do Natal, para onde foi?