Sexta-feira, 21 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Brigas


Tenho dois filhos, de 5 e de 2 anos, e o mais velho briga muito com o menor que, por sua vez, adora provocá-lo. Quando devo interferir?


A briga entre irmãos trata-se de algo universal e normal. Muitas vezes o mais velho sente-se inseguro, um tanto magoado e surpreso pelo nascimento do irmão. O ciúme também aparece e começa uma luta terrível para não perder o reinado, isto é, a atenção dos pais. O melhor seria interferir o menos possível, exceto quando houver agressão. A lei entre os pequenos é bem diferente da que existe entre os adultos e, no fim, eles acabam se entendendo


O que fazer no caso de brigas constantes entre dois irmãos pequenos?


As brigas fazem parte do relacionamento entre irmãos. É bom não interferir demais, já que o senso de justiça entre adultos difere muito do das crianças. Repare que várias vezes ao dia ficam "de bem" ou "de mal" sem que isso gere qualquer mágoa.


Tenho filhos gêmeos de 2 anos. Eles brigam o tempo todo e não sei mais o que fazer. Tenho medo que cresçam violentos e por isso, já pensei em separá-los matriculá-los em escolas e em horários diferentes, mas tenho dúvidas. Qual a melhor solução?


Crianças de 2 anos brigam muito, independentemente de serem gêmeas ou não. É uma característica da idade, porém se você observar verá que ficam "de bem" e "de mal", como eles mesmos expressam, várias vezes ao dia. Eles estão numa fase em que não querem dividir nada um com o outro e por isso acabam brigando. Talvez seja melhor separá-los de escola para que sintam saudades um do outro, mas não de períodos. Os pequenos precisam ter a chance de partilhar momentos juntos. Brincando e brigando!


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Como lidar com a erotização precoce 03/05/2001 às 14:46:00

O medo dos pais em deixar seus pequenos com o controle-remoto nas mãos é justificável. Sabe porquê? Alguns programas de televisão estão assustando até os adultos mais liberais.

   
Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

   
Você sabe onde está o seu filho? 27/04/2011 às 14:41:39

Seu filho adolescente saiu para uma “balada” com os amigos – como você lida com isso?

   
Doença grave na família, como ficam as crianças 04/07/2003 às 17:30:00

O que dizer às crianças quando um parente querido - ou mesmo um grande amigo - adoece gravemente? Como elas irão reagir? Clique aqui para saber.