Sexta-feira, 29 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Com açúcar, com afeto...

Por Fernanda Maria Garrafa Rocha Campos *


Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...

Calma! Essa desordem pode ser a ordem pessoal que seu filhote tem condições de mostrar nesse momento. E sua organização é bem diferente da dos pais. O que, para o adulto, significa lixo pode representar, para a ele, o seu universo. Se os pais resolvem arrumar o quarto a seu modo, sem a ajuda e conhecimento dos filhos, estarão sujeitos a reclamações. E não é para menos. Essa arrumação não é a da criança e sua "intromissão" poderá fazê-la perder o próprio referencial.

Bagunça pode ser sintoma

A desorganização pode ser indício de problema. Uma maneira de pedir ajuda, indicando alguma dificuldade emocional. Ela está refletindo o mundo interno da criança: crise, estresse, ansiedade, medo... Do mesmo modo, o excesso de organização aponta para um alvo semelhante. Em qualquer um dos casos, é importante que os pais observem atentamente seus filhos para identificar e tentar corrigir os excessos.


Muita atenção, paciência e uma boa dose de carinho podem resolver, mas há casos em que é necessária a ajuda de um profissional especializado. Cabe aos pais insistir na ordem e na criação de hábitos saudáveis. Esse é um processo de aprendizagem que vai se modificando à medida em que a criança cresce.

Em busca do equilíbrio

Organização se constrói com o tempo. O adulto precisa ir ensinando e praticando, passo a passo com a criança, estimulando e incentivando cada conquista. O exemplo dos pais é importantíssimo. Eles são o modelo, precisam mostrar que existe uma organização pessoal e coletiva dentro da casa - os armários do quarto, gavetas, sapateiras, as estantes de livros, arrumação da louça, talheres e copos na cozinha. Por outro lado é saudável negociar com seu filho uma forma de manter em ordem o que vocês arrumaram juntos. Essa organização externa terá reflexos internos positivos.

A importância da rotina

É interessante que pais e filhos escolham juntos uma data qualquer para fazer a limpeza e arrumação do quarto: armários, gavetas, brinquedos. Essa é uma ótima oportunidade para a criança ajudar na seleção - o que será mantido, doado ou jogado fora. Ela, certamente, se empolgará com o resultado e, incentivada, tentará manter a ordem.


Estabeleça, também, horários e local adequados para as tarefas escolares. Uma escrivaninha com todo o seu material organizado é o ideal. De tempos em tempos vocês poderão rever essa arrumação para repor o que falta e organizar novamente.

Mas é preciso reservar um espaço "neutro", onde seu filho possa dispor seus objetos de acordo com o próprio referencial. Um baú para brinquedos, prateleiras para bonecos e bichos... ou um cantinho para livros e fitas prediletos. Que tal? Isso estimula o desenvolvimento da responsabilidade.

A organização da casa é de todos

De acordo com a idade, faça com que seus filhos participem da arrumação da casa, delegando tarefas. É claro que isso só poderá acontecer se vocês construíram juntos essa organização. Quer alguns exemplos?

  • Estabelecimento de um dia semanal em que fiquem encarregados da arrumação de suas camas.

  • Determinação de um local onde serão colocadas as roupas sujas.

  • Responsabilidade de cada um: pelas roupas limpas e passadas a serem guardadas no armário arrumado e pelos brinquedos utilizados durante o dia.

  • Pré-seleção das roupas que serão levadas para uma viagem - posteriormente, juntos, vocês verificarão o que falta para completar.


    Avalie, de tempos em tempos, como anda a organização dos armários e objetos pessoais e o que precisa ser revisto. O mais importante de tudo é ir construindo com eles esse processo, fazendo com que participem, cada um com sua contribuição e parcela de responsabilidade. Você será a maior beneficiada com isso. Aproveite!


    * Fernanda Maria Garrafa Rocha Campos é pedagoga e educadora


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...

       
    O jovem e as finanças 14/02/2002 às 16:17:00

    Tão importante quanto uma educação formal na escola é o preparo do jovem para enfrentar o mundo com um sólido conhecimento a respeito de dinheiro.

       
    Um Natal bem organizado 27/11/2001 às 15:42:00

    Todo Natal é aquela correria... para evitar o estresse, o melhor é fazer tudo com antecedência! Veja como se organizar.

       
    Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

    No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

       
    Deixando a casa em ordem 01/03/2012 às 11:00:16

    Depois de organizar a rotina familiar, está na hora de organizar a casa: dicas, listas, etiquetas. Confira no Boletim Clicfilhos de Março!