Terça, 16 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Aconchego na casa da vovó

Por Beatriz Camargo *


Você se lembra da Dona Benta, a avó do 'Sítio do Pica-pau Amarelo'? A casa da vovó real também pode ser o lugar ideal para realizar seus sonhos.

Qualquer criança fica fascinada ao ir para a casa da vovó. Lá, tudo parece diferente, maior e mais bonito do que na sua própria casa. Para ela, é emocionante ir descobrindo coisas, como caixas, armários, roupas e sapatos velhos. Um mundo novo a ser explorado. Além disso, a casa dessa pessoa encantadora se torna território livre para as brincadeiras e a realização de todas as vontades: comida especial, doces sem limites, nada de verduras, programas de TV até tarde. Que sonho!


Muitas pessoas dizem que a avó estraga os netos, mimando-os demais. A psicóloga familiar Suzanna Amarante Levy discorda: "O papel de educar, colocar limites e pôr ordem na família pertence aos pais. A partir daí, não há problema em sair da rotina, da disciplina, em situações especiais". Para a vovó, sobra o privilégio de furar a normalidade cotidiana...

Suporte afetivo

Quando seu filhote está com a avó, ele tem a certeza de ser amado. "É um suporte importante", diz Suzanna, "pois a demonstração de amor que ela dá aos netos acontece incondicionalmente, ela não tem a responsabilidade da mãe". Não importa se eles tiraram notas baixas ou não. De qualquer forma, serão bem recebidos e, ainda, motivos de orgulho. Outro papel realizado pela avó é o de contar as histórias da família através das gerações, ajudando a criança no seu processo de se sentir membro de um grupo maior.


Outros familiares ou pessoas próximas também ajudam a formar esse círculo de suporte afetivo; muitas crianças não têm avós, mas simplesmente adoram visitar uma certa tia ou tio, ou mesmo um amigo dos pais.

Troca benéfica

Mas não só a criança sai melhor desse encontro mágico. A vovó também espera ansiosa que seus netos venham visitá-la. Eles são seus grandes ouvintes, a "platéia" a quem ela transmitirá conhecimento, livros e receitas. Os netos também a ajudam a entender o mundo de hoje, principalmente no caso de avós mais velhas. Para ela, o contato é uma oportunidade de rejuvenescer.


Além disso, a avó já passou dessa fase de mãe e está em outro momento, não tem mais "pique" para educar criança. Precisa de tranqüilidade, já não tem tanta tolerância à bagunça e ao barulho, por isso deve mesmo ficar com a parte mais leve das relações com as crianças.

Mãe e filha, sogra e nora

A compreensão entre você, pai ou mãe, e a avó de seus filhotes é essencial - principalmente se ela for sua sogra, já que vem de outra família, não necessariamente com os mesmos costumes. Mesmo que haja discordâncias sobre o modo de educar, deve existir respeito. "Se não houver respeito pela diferença, a criança se prejudica - especialmente as que ainda estão na primeira infância. Ela pode chegar a pensar que a mãe não é tão boa, ou deixar de gostar da avó, por criticar a mãe" comenta Suzanna.


A psicóloga considera a figura da avó muito importante, mas dentro de seu papel; "complica quando ela passa a ocupar o lugar da mãe", diz. Com o grande número de mães muito jovens, às vezes os papéis se misturam, causando confusão para a criança.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Limites diante da telinha 11/06/2001 às 16:08:00

A televisão é extremamente poderosa e, se os pais não abrirem os olhos, correrão o risco de conviver muito pouco com seus filhos. Quantifique as horas e analise os programas que seu pimpolho está assistindo. Noticiário violento não é programa para criança

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.