Sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

OS PRIMEIROS ALIMENTOS


Tenho uma filha de 1 ano e estou tentando introduzir comida sólida, mas ela está bem resistente, mesmo colocando um pouquinho de sal.O que devo fazer? Quantas refeições por dia deve ter uma criança nesta idade e os alimentos mais nutritivos?

É natural que o apetite de sua filha diminua um pouco após 1 ano de idade, pois o ritmo de crescimento dela também diminuI nesta idade, com relaÇão ao primeiro ano de vida. Além disso, é também esperado que ela perca um pouco o interesse pela comida, pois está ocupada agora em descobrir e explorar outras coisas ao seu redor.


Com 1 ano de idade, ela já pode estar comendo praticamente tudo o que sua família come. Ela deve receber três refeições por dia e dois lanches, que devem ser compostos por alimentos saudáveis e nutritivos, como carnes, cereais, verduras e legumes, frutas, leites e derivados. Não se preocupe em oferecer alimentos de todos os grupos em uma única refeição. Lembre-se de que sua filha é pequena, e não consegue ingerir grandes quantidades de uma só vez. Se você colocar muita coisa no prato, ela se sentirá sobrecarregada.


O melhor a fazer é oferecer uma alimentação saudável e variada, todos os dias. Muito provavelmente, ela irá receber todos os nutrientes de que necessita ao longo de alguns dias ou mesmo de uma semana. Para que ela aceite um alimento novo, ofereça-o junto a outras coisas que ela gosta e coma junto com ela. Deixe-a estudar, cheirar e cutucar a comida, pois é desta maneira que ela irá conhecê-lo.


Se provar e não gostar (ou achar que não gostou), não force, pois ela poderá associar esse alimento a algo ruim e provavelmente não irá experimentar mais. Após alguns dias, ofereça novamente. Lembre-se também, de oferecer porções menores, próprias para a idade, e respeite-a se ela não quiser comer mais. Quando ela estiver com fome, ela irá comer.


Crianças gostam de comer em horários regulares. Por isso, estabeleça horários para todas refeições e para o leite. Não ofereça o leite fora do horário, principalmente se ela não comeu muito durante a refeição. Continue com o novo esquema, até ela se acostumar.


O leite (materno ou de vaca, após 1 ano de idade) ainda é muito importante, e ela deve consumir o equivalente a 2 ou 3 xícaras por dia. Se for leite de vaca, ele deve ser integral, assim como devem ser integrais os demais derivados, pois crianças pequenas ainda necessitam da gordura destes alimentos para se desenvolver e crescer adequadamente. Dê também uma olhada nas matérias: Sem medo de comer novidades e Cuidados para não engasgar, entre outras.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Cuidados para não engasgar 31/01/2001 às 14:32:00

Crianças, especialmente entre 2 e 3 anos, apresentam maior risco de engasgar com alimentos (e objetos), até por volta dos 4 anos de idade, quando aprendem a mastigar e a engolir melhor. Aprenda, aqui, como evitar acidentes.

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!