Sexta-feira, 10 de julho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Rápido, fácil e nutritivo

Por Luiza Helena Marcondes *


Quem disse que os lanches não são nutritivos? Com pequenas alterações, o suculento sanduíche pode se transformar numa refeição balanceada. Mostre ao seu filho como a alimentação saudável pode ser deliciosa!.

Noite de sexta-feira. Você está cansada e delira com a possibilidade de preparar um lanche para a família em vez de cozinhar. Antes dos preparativos, uma rápida consulta à sua "turma". Os primeiros a se manifestar são as crianças. Logicamente a favor. Elas vibram com a possibilidade de deixar a comida de lado para comer "bobagens".


Você ficou com remorso? Bobagem! Você estará substituindo um prato mais elaborado por uma refeição rápida e saudável. "Normalmente as crianças preferem lanches a outros cardápios. Existe uma certa preguiça alimentar por parte dos pequenos em relação aos pratos tradicionais", explica a diretora técnica da RGNutri Consultoria, Tânia Rodrigues.


Mas e agora, como montar uma refeição bem equilibrada? A nutricionista afirma que é possível, alternando ingredientes essenciais à alimentação.

Cardápio de mestre

As cores são fundamentais para despertar o paladar, não só das crianças como dos adultos. Portanto, nos sanduíches, o colorido é essencial. "O ideal é variar nos ingredientes e evitar o excesso de gorduras", diz Tânia. Segundo a especialista, a maionese, por exemplo, tem um grande teor de colesterol e gorduras. Logo, o seu uso é praticamente dispensável.


Agora que você conhece alguns truques da boa alimentação, mãos à obra para montar o sanduíche. O primeiro ingrediente necessário é o pão. Escolha qualquer categoria, tanto os de fôrma como de glúten, de hambúrguer ou francês. Como recheio acrescente carne, ovo, salsicha, presunto ou queijo - ou combine mais de um deles. Evite frituras como bife à milanesa e frangos empanados. De acordo com a nutricionista, o nível de gordura desses alimentos é exagerado.


O complemento básico para terminar seu prato é uma folha de alface. Você pode ainda incrementar a receita com um pouco de batata palha, cenouras e beterrabas raladas. Não se esqueça, as cores acabam com a monotonia do prato. Molhos, como catchup e mostarda podem ficar ausentes da refeição. "O valor nutritivo deles é mínimo".

Hora de comer

Com todos os ingredientes basta montar o lanche e servi-lo à família. Tenha a certeza de que seu sanduíche está respeitando as bases da boa alimentação.


Há a presença de um grupo energético (composto por pães) responsável pelo fornecimento de energia ao corpo; um protéico (carnes, ovos, derivados do leite) que estimula o crescimento e desenvolvimento humano e um regulador (folhas e legumes) que são fonte de vitaminas e sais minerais.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...