Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Futebol, paixão nacional

Por Carla Oliveira *


Esqueça os mitos e respeite os limites de seu filho. Ele não precisa ser um craque para satisfazer suas expectativas.

Se você quer que seu filho pratique um esporte saudável, no qual o respeito mútuo e a cooperação fazem parte das regras do jogo, o futebol pode ser uma excelente opção. E, já que se trata de um dos esportes prediletos dos brasileiros, é bom saber como tirar proveito dos benefícios que oferece e evitar excessos, que podem envolver danos físicos e emocionais.


A idade ideal para o início dessa modalidade gira em torno dos 5 anos, quando a criança já tem certa noção de disciplina e seu físico permite uma carga maior de esforço. Nas escolinhas de futebol as turmas costumam ser divididas por idade, biotipo e nível de habilidade, além de sexo, é claro: hoje as meninas também disputam seu lugar no campo!

Riscos de lesões

Como em todo esporte, há riscos de lesões. Por isso, a orientação de profissionais é imprescindível. Aquecimento e alongamento são indispensáveis antes e depois de cada partida para evitar dores musculares. Outros riscos na hora do jogo envolvem torções e, em alguns casos mais graves, rompimento dos ligamentos, em geral dos joelhos. Portanto, tenha muito cuidado na escolha. Informe-se sobre todas as condutas da escola e certifique-se da boa formação dos profissionais que vão orientar seu filho durante as aulas.


Muitos pais sonham ter um craque dentro de casa. Não é bem assim... Evite cobrar das crianças um alto desempenho no futebol, pois isso poderá afetar seu rendimento nas outras atividades. A garotada deve ter a liberdade de escolha para que o esporte se torne um prazer e não um dever.



Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.

   
Diversão para a família inteira 08/02/2001 às 14:32:00

Barra Bonita merece o apelido de "Cidade Simpatia". Às margens do Rio Tietê, num trecho já despoluído e de águas muito límpidas, abriga a mais antiga eclusa da América Latina. As crianças adoram visitá-la!

   
Vamos lá, Brasil! 12/08/2004 às 11:52:00

As Olimpíadas trazem à tona valores como patriotismo, companheirismo, dedicação e persistência. Assista à competição junto com seus filhos e aproveite para passar mensagens importantes para eles.

   
Estresse na academia 17/04/2001 às 14:19:00

Mudança repentina de comportamento, dores pelo corpo e cansaço. Se o pequeno esportista já apresentou algum desses sintomas, é melhor diminuir o ritmo da atividade física.

   
Tênis, mania dos baixinhos 06/02/2001 às 15:06:00

Brasileiros adoram futebol, mas os esportistas mirins começam a adotar uma nova modalidade como favorita: o tênis. Raquete na mão e todos preparados para mais um game!