Segunda-feira, 24 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Páscoa, tradição e diversão

Por Luiza Helena Marcondes *


Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

A família reunida em torno de uma mesa farta faz parte das tradições do domingo de Páscoa. Para o calendário cristão, esta é a celebração mais importante, pois marca a ressurreição de Cristo. A data é comemorada de formas diferentes em diversas partes do mundo, mas o seu significado é sempre relacionado ao renascimento.


O dia da festa varia de ano para ano, entre 22 março e 24 de abril. Essa mobilidade é decorrente das fases lunares e do começo do equinócio (o início da Primavera, no hemisfério norte e do Outono, no sul), no dia 21 de março. A Páscoa sempre acontece no primeiro domingo após a lua cheia que marca essa mudança de estação.

Vida e fertilidade

Inúmeros são os símbolos da festa que brinda a ressurreição de Jesus, entretanto, os dois mais populares são o coelho e o ovo. O primeiro, remete à fertilidade, à enorme capacidade dessa espécie em gerar grandes ninhadas. Uma lenda trazida para a América pelos imigrantes alemães, no século 18, conta que o coelhinho da Páscoa visitava as crianças, escondendo ovos coloridos para que elas os encontrassem na manhã de domingo. O segundo significa o surgimento de uma nova vida.


Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a enfeitar a casca dos ovos para a Páscoa. Anos depois o costume foi adaptado em outros países. Os ingleses costumavam escrever mensagens carinhosas para familiares e amigos e colocar dentro das cascas ocas. Já na Alemanha, os ovos eram entregues junto com outros presentes. "Os húngaros, em geral, retiravam a gema e a clara para colocar docinhos no interior das cascas, que depois eram pintadas e embrulhadas em papel laminado", conta o Padre José Roberto Abreu de Mattos, da Igreja Santo Antônio do Lausane, em São Paulo.


De acordo com Padre Beto, como é conhecido na Paróquia, a Páscoa é o núcleo da fé cristã: o momento da celebração da passagem da morte para a vida de Cristo. A quaresma, período de reflexão e sofrimento, começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, na semana que antecede o dia da ressurreição.


Muitos costumes ligados a esse período têm origem na maior festa judaica, o Pessach, que significa passagem e libertação. O ritual, que dura oito dias, comemora a alforria dos escravos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II.

Alegria, diversão e criatividade

Reúna seus filhos e comemore a data com brincadeiras e competições, misturando costumes de vários países. Abuse da criatividade e deixe seus pimpolhos participarem dos preparativos da festa.


Imite as tradições européias e decore cascas de ovos cozidos. Se preferir, retire a gema e clara e "recheie" com alguns docinhos. Pinte com tinta guache e enfeite com purpurina e lantejoula. Ou faça como alguns povos da América Latina: convide as crianças a preparar cestas de vime, papelão ou madeira para que o coelho deixe as guloseimas de chocolate.



Mas se você quiser reunir todos esses costumes e, ainda, proporcionar uma divertida e saudável competição, prepare uma belíssima "caçada aos ovos", como os americanos. Esconda chocolates no jardim, no quintal, nos cantos mais improváveis de sua casa para que as crianças os procurem na manhã de Páscoa.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Morte, um assunto delicado... 13/02/2001 às 19:07:00

É muito freqüente, em nossa cultura, que temas como morte, sexualidade, doença, se transformem em grandes tabus provocando, nos pais, uma grande ansiedade quando se deparam com as perguntas de seus filhos. Isso é normal, portanto relaxe.

   
Interar-te Atividade gratuita para famílias 29/04/2011 às 11:57:06

Dia 11 de julho, quinta-feira, no MAC USP NOVA SEDE - Ibirapuera! Confira!