Quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Diálogo ajuda a combater as drogas


O comportamento dos pais influencia as atitudes dos filhos. Investir no diálogo é fundamental para combater o fantasma das drogas.

Os pais precisam ter consciência do poder de suas palavras e ações. De acordo com o Dr. Phillippe Cunningham*, da Faculdade de Medicina da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, crianças que têm uma relação de grande proximidade com seus pais têm menores chances de se envolver com drogas e álcool.


A pesquisa reforça a importância de manter um diálogo constante com os filhos, onde a clareza e objetividade apresentam-se como recursos fundamentais para o combate às drogas. Usar a frase "Aqui em casa NÃO se fuma maconha", por incrível que pareça, ajuda bastante a fixar esta idéia na mente das crianças e adolescentes.

O quê e como falar?

Uma boa idéia é começar a conversa explicando os efeitos prejudiciais das drogas para seu filho. Aproveite os momentos mais tranqüilos, como antes do jantar, de ir para a cama ou mesmo durante o caminho até a escola.


Mostre, também, interesse em saber, por exemplo, como foi o seu dia na escola, o que ele fez, quem são os seus amigos e ajude, inclusive, na administração do seu tempo livre, para que eles não fiquem perdidos ou "à toa" por aí. O envolvimento dos pais é uma arma extremamente eficaz na prevenção às drogas.

Conversa franca com os adolescentes

Os filhos adolescentes costumam pressionar bastante para ganhar uma independência maior, não é mesmo? Mas não se esqueça de que, apesar da insistência, eles gostam e precisam de vocês, pais, também durante essa fase da vida.


Fale naturalmente frases do gênero: "Eu ficaria muito desapontado se você começasse a usar drogas, mesmo que fosse apenas UMA vez". Ou então "Eu te amo e quero o melhor para você. Por isso realmente espero que você NÃO use drogas".


E, finalmente, sempre dê respostas honestas às indagações dos filhos e, quando não souber o que dizer, ou como explicar algo, pesquise a fundo o assunto e depois converse com as crianças e adolescentes. Lembre-se de que a verdade deve prevalecer e o amor também, sempre!


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
É melhor prevenir que remediar! 18/12/2000 às 16:09:00

O ditado é velho, mas nunca deve ser esquecido! Prender as crianças em casa não é garantia de segurança, portanto abra os olhos. Acidentes domésticos podem ser evitados se você tomar algumas providências. Confira!

   
O álcool e a moçada, dupla terrível 02/01/2002 às 15:09:00

Os jovens estão bebendo, bastante e cada vez mais cedo. A oferta é muita, o acesso fácil. Comece já o trabalho de prevenção!