Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Fim de férias sem caos

Por Beatriz Luna *


Controle a ansiedade de querer resolver tudo de uma vez e organize-se para não voltar das férias ainda mais estressada.

Quem não gosta de tirar férias? Os benefícios são inúmeros, tanto para a mãe que trabalha fora quanto para as que "se matam" dentro de casa. Deveriam instituir: férias para todas as mães a cada semestre, no mínimo! Seria perfeito, não?


Porém, na maior parte das vezes, quando conseguimos sair da rotina a ansiedade nos domina. Tentamos, mas não conseguimos parar de pensar no trabalho e em tudo que deixamos para trás e, no final, voltamos ainda mais estressadas!


Sempre escuto minhas amigas dizendo "acabei de chegar de viagem e minha agenda já está lotadíssima!" ou " tenho que colocar as coisas em ordem...". A pressão que sentimos cresce e achamos que, na volta, não conseguiremos dar conta de tudo.

Organize-se!

A melhor atitude é saber se organizar melhor, de preferência preparar tudo com antecedência, para que seus compromissos e problemas estejam resolvidos na hora de curtir suas férias.


  • Primeiro avise ao seu chefe e ao pessoal que trabalha com você quando irá sair. Peça ajuda, se necessário, aos companheiros de trabalho para solucionar eventuais "pepinos" que possam ocorrer durante sua ausência.


  • Lembre-se também de comunicar - dependendo da sua profissão - aos clientes, pacientes ou funcionários que trabalham com você que não estará disponível durante aquele tempo, avisando a data em que reiniciará suas atividades.


  • Tente deixar as tarefas mais importantes já feitas ou "em vias de" e faça uma lista do que precisará ser concluído quando você voltar. Coloque as prioridades no começo da lista e fixe-a na sua mesa ou agenda.


  • Ligue ou mande e-mails para o trabalho somente em casos de urgência. Afinal, você está de férias, lembra?


  • Marque a volta de sua viagem de preferência para domingo e não segunda-feira. Se você chegar de uma viagem relaxante e for direto para o trabalho, será um verdadeiro choque! E, mesmo para as crianças, é mais saudável ter um dia para descansar antes de enfrentar a rotina.


  • No primeiro dia de trabalho, programe-se para chegar mais cedo ou sair mais tarde, respire fundo e diga: - Eu vou dar conta de tudo!


  • Assim você elimina a ansiedade de querer resolver todos os problemas numa única vez e evita que, de novo, precise de férias urgentemente!


    Qual o seu conselho para uma volta tranquila ao trabalho depois das férias com as crianças? Conte para a gente! Compartilhe suas ideias na caixa de comentários abaixo. E, bom trabalho!

    * Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Desemprego, Mantenha a calma 03/09/2001 às 15:15:00

    O medo é geral: perder o emprego traz ansiedade e insegurança para a família. Descubra como enfrentar a situação sem tanto sofrimento.

       
    Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

    A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

       
    Proteja sua casa quando for viajar 24/11/2010 às 12:23:35

    Você vai viajar nas férias ou no feriado com sua família e deixar sua casa desocupada por alguns dias? Fique atento a regras básicas de segurança que ajudam a proteger o seu patrimônio.

       
    Um dia no museu 03/05/2013 às 17:49:24

    Saiba como aproveitar ainda mais a sua ida ao museu com as crianças! Entretenimento, conhecimento e cultura em um só lugar!

       
    Férias no museu 10/01/2013 às 18:28:30

    Quando chegam as férias escolares sempre queremos entreter as crianças! Uma ótima sugestão é visitar os museus de ciência, zoológicos, jardins botânicos e planetários da cidade!