Sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Testículos fora do lugar

Por Dr. Leonardo Posternak * em 24/11/2000


Nem sempre a ausência de uma das "bolinhas" significa problema. Um exame médico poderá detectar se há algo errado.

Normalmente, quando o menino nasce, seus testículos são visíveis, palpáveis dentro de seu saco escrotal. Mas às vezes aquela "bolinha" que não aparece não significa que não exista ou que vá deixar de aparecer. A "ausência" dessa bolinha não é um fato incomum, e chama-se "testículo em elevador". Não se preocupe, ele está lá, mas ainda não conseguiu chegar a seu destino. O ligamento que o segura é muito retrátil e o eleva - daí o nome "elevador".


O pediatra saberá examinar seu filhote e localizar o testículo aparentemente ausente, mesmo que esteja fora do lugar em que deveria estar. Em alguns casos, no entanto, até o médico terá dificuldade de localizá-lo sem um exame mais aprofundado. Pode acontecer de o testículo estar alojado longe do local esperado e ser necessária uma cirurgia para corrigir o problema.

Rapidez pode ser fundamental

Um diagnóstico precoce é importante para resolver o problema. Saiba, porém, que um único testículo será capaz de prover a capacidade reprodutiva de seu filho.


Em casos de acidentes corriqueiros, como uma bolada, por exemplo, os testículos podem ficar expostos a problemas mais graves - e dolorosos. Se seu filho se queixar de uma dor forte no local, procure imediatamente o médico. Poderá ter acontecido uma "torção de testículo", que é a constrição do canal que o sustenta devido a um traumatismo. Isso pode acontecer, principalmente, entre os 3 e 6 anos de vida. Nesses casos, você poderá observar uma mancha mais escura no local. Portanto, não perca tempo, pois essa situação se caracteriza como uma emergência cirúrgica.


* Dr. Leonardo Posternak é médico pediatra,
membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Co-autor do livro
E Agora, o que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos
, Editora Best Seller.
Autor de
O Direito a Verdade - Cartas Para Uma Criança
, Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

   
Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

   
Dentes saudáveis para sorrir sempre! 26/03/2012 às 11:31:01

No boletim Clicfilhos deste mês: saúde dos dentes, calendário e preparativos para a Páscoa!

   
Dicionário de nomes 12/01/2011 às 08:54:59

Saiba aqui qual o significado do nome que você vai escolher para o seu filho.