Sábado, 20 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Família reunida em torno da mesa

Por Beatriz Luna *


A hora do jantar continua sendo a mais importante para a família, mesmo quando a rotina é corrida. Não dispense esse encontro tão gostoso e necessário!

Um estudo feito nos Estados Unidos e publicado pela National Library of Medicine (Biblioteca Nacional de Medicina) constatou que os adolescentes que têm o hábito de jantar com seus pais são os que menos precisam recorrer aos consultórios psicológicos em busca de terapia de apoio.


E isso pode ser explicado: a hora do jantar significa o término do dia, o momento para se desligar do mundo lá fora e se entregar ao aconchego familiar. Depois de um dia atribulado, mãe, pai e filhos, cada um com suas respectivas tarefas, finalmente relaxam, sentam-se e conversam sobre o que ocorreu naquele dia, trocando experiências.


Essa é, também, uma boa ocasião para transmitir um pouco de tradição aos jovens e aos pequenos: uma comida típica, uma oração, enfim, a cultura daquele núcleo de pessoas. Os pais também podem aproveitar e ensinar aos filhos a importância de uma refeição saudável, uma vez que estão juntos.

Infelizmente nem todas as famílias, nos dias de hoje, conseguem se reunir para o jantar todas as noites. Mas você pode tentar agendar esse ritual ao menos algumas vezes durante a semana. Vale a pena tentar! E para que tudo dê certo, siga algumas regrinhas básicas:


  • Desligue a televisão antes de se sentar à mesa. Lembre-se, o importante aqui é o diálogo!

  • Tente não atender ao telefone (alguns assuntos exigem conversas longas e estressantes. Deixe que a secretária eletrônica atenda e responda à ligação somente depois da sobremesa!

  • Dê a todos que estão na mesa a chance de participar da conversa, mesmo as crianças pequenas. Essa é uma boa ocasião para que cada um possa se expressar.

  • Faça um esforço e tente não transformar esse momento precioso num palco para críticas ou conflitos. Eles podem ficar para mais tarde e certamente não irão atrapalhar a sua digestão.



    * Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

    Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.

       
    Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

    Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

       
    Viajando com as crianças 06/06/2001 às 16:39:00

    Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.

       
    A festa das luzes 18/12/2000 às 16:03:00

    Cada povo, cada religião, festeja suas datas importantes de acordo com as tradições. Conheça, agora, o Chanuká, uma das várias festas celebradas pelos judeus, e aprenda a fazer uma das receitas típicas para a ocasião.

       
    O Natal está chegando... 08/12/2000 às 14:54:00

    Correria, compras (alto consumo!), preparativos, comemorações... esgotamento. Quando nos damos conta, tudo já passou. Restam, como saldo, o cansaço e algumas contas a pagar. E o espírito do Natal, para onde foi?