Segunda-feira, 29 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Xixi


Minha filha de quase 5 anos ainda molha a cama e, ultimamente, tem feito isso até quando já está acordada. No começo conversamos, mas não adiantou. Da última vez dei uns tapinhas no bumbum, fiz ela tirar a roupa de cama, tomar banho sozinha e fiquei muito brava. Ela ficou calada e não repetiu o gesto. O que devo fazer se ocorrer novamente?


Sua filha parece estar mostrando com o corpo e com seu comportamento - como as crianças fazem freqüentemente - que alguma coisa está a deixando tensa e ansiosa. Este mecanismo inconsciente serve para chamar a atenção dos pais e, portanto, não adianta castigar, bater, nem ficar brava. Você pode, sim, fazer com que ela se troque, tome banho e troque a roupa de cama sozinha mas, por outro lado, deve conversar ainda mais com ela.



Meu filho tem 2 anos e ainda não pede para usar o banheiro. Já tentei com carinho e agora estou sendo mais enérgica, mas ele mente dizendo que não quer fazer cocô, por exemplo. O que faço?


Até os dois anos e meio não adianta ser rígida, enérgica ou agressiva, isso só piora a situação. Explique que você confia nele e, quando ele se sentir seguro, irá fazer xixi e cocô no penico ou na privada. Nessa idade muitos ainda não pedem e quando a mãe mostra-se preocupada eles tentam ganhar dela, como numa queda de braços. Lembre-se que cada criança tem um ritmo diferente e que deve ser respeitado.



Meu filho tem 2 anos e 7 meses e ainda usa fraldas. Tentei tirá-las, mas foi impossível: comprei vários modelos de penicos e já coloquei o garoto sentado no vaso sanitário. É normal uma criança nessa idade usar fraldas?

O conceito sobre normalidade com crianças é muito vasto. Lembre-se de que cada criança é um individuo único, incomparável em seu ritmo, qualidades, etc. Há bebês que começam a andar com 9 ou 10 meses, outros, com 12 meses (que é estatisticamente a idade mais freqüente). Outros só começam a caminhar com 15 ou 16 meses. Apesar da variação, tudo está de acordo com o crescimento e desenvolvimento de cada um. Tenha calma! Espere mais um pouco e respeite o tempo de seu filho.


Minha filha tem 2 anos e 3 meses e há pouco tempo voltou a fazer xixi na roupa. Antes ele pedia para ir ao banheiro, mas agora se esconde e não diz nada. Por que age assim e o que devo fazer?

É normal a criança apresentar recaídas entre 6 a 9 meses depois do treino do penico, mesmo que não tenha sofrido nenhum trauma ou emoções fortes. Talvez sua filha esteja se sentindo pressionada com o cuidado excessivo com a higiene, o que pode estar provocando o problema. Fique tranqüila e não exija nada da criança. Entenda que o crescimento normal é cercado por crises, momentos importantes e fundamentais para a evolução dos pequenos. Quando a menina se esconder pergunte a ela o que está acontecendo e diga que você precisa de uma dica para poder ajudá-la. A conversa é fundamental nessas situações.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Como lidar com a erotização precoce 03/05/2001 às 14:46:00

O medo dos pais em deixar seus pequenos com o controle-remoto nas mãos é justificável. Sabe porquê? Alguns programas de televisão estão assustando até os adultos mais liberais.

   
Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

   
Você sabe onde está o seu filho? 27/04/2011 às 14:41:39

Seu filho adolescente saiu para uma “balada” com os amigos – como você lida com isso?

   
Doença grave na família, como ficam as crianças 04/07/2003 às 17:30:00

O que dizer às crianças quando um parente querido - ou mesmo um grande amigo - adoece gravemente? Como elas irão reagir? Clique aqui para saber.