Domingo, 24 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Criatividade no arroz do dia a dia

Por Carla Oliveira *


Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!

Presente quase todos os dias na mesa dos brasileiros, o arroz é mesmo uma delícia. Mas, de vez em quando é preciso variar o modo de preparo, para não enjoar. Por isso, selecionamos cinco receitas para você incrementar o arroz do dia-a-dia. Sem muito trabalho, você faz um prato diferente e saboroso. Bom apetite!



ARROZ PICANTE


Ingredientes


150g de arroz (equivale a um copo americano quase cheio)

1 cebola média picada

2 colheres de óleo

1 pimenta vermelha dedo-de-moça sem semente (se não gostar do sabor muito picante, coloque apenas meia pimenta)

2 colheres de páprica

1 colher se sopa de catchup

600 ml de suco de tomate

2 pimentões vermelhos picados

Sal e molho de pimenta a gosto


Modo de fazer


Frite a cebola, a pimenta e os pimentões no óleo. Em seguida, acrescente o arroz cru, o catchup, o sal e a páprica. Se quiser, acrescente também um pouco de molho de pimenta. Frite bem o arroz, para que ele fique soltinho e acrescente o suco de tomate para cozinhá-lo. Você pode usar um molho pronto de lata ou prepará-lo com tomates frescos bem maduros.


BOLINHO DE ARROZ


Ingredientes


2 xícaras de arroz cozido (pode ser a sobra do dia anterior)

1 xícara de água

1colher (sopa) azeite

1 ovo inteiro

1 xícara (chá) de leite frio

3 colheres de sopa de queijo ralado

1 colher (sopa) de ricota seca apimentada ralada (se não tiver, pode colocar um pouco de pimenta dedo-de-moça picada, sem semente. Se a criança não gostar ou não puder comer pimenta, use ricota comum)
1 colher (chá) de fermento em pó

Noz moscada, pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto

Sal se necessário


Modo de fazer


Leve o arroz ao fogo com 1 xícara de água, até secar. Mexa bem para fazer uma "gororoba". Deixe esfriar e acrescente todos os outros ingredientes, menos a farinha. Depois de misturar bem, acrescente a farinha aos poucos, sempre mexendo. Deixe descansar por 15 minutos fora da geladeira. Quando for fritar, mexa bem antes. Frite em bastante óleo quente e depois escorra em papel-toalha. Se a massa for amolecendo, acrescente mais farinha.


Se você quiser fazer a mistura com um pouco de antecedência, não há problema. Só deixe para acrescentar o leite, o fermento e a farinha na hora. Na hora de fritar, tire um pouco antes para não ficar gelado.


ARROZ QUATRO-QUEIJOS


Ingredientes


250 g de arroz (equivale a 1 ½ copo americano)

2 copos de mussarela ralada

2 colheres de queijo cheddar

1 copo de requeijão

200 g de queijo parmesão ralado

400 ml de caldo de galinha (prepare o caldo a seu gosto ou use tabletes de caldo pronto)

Salsinha picada e sal a gosto


Modo de fazer


Em um refratário, coloque o arroz cru e os queijos - usando apenas 100 g do parmesão - e misture bem. Acrescente o caldo de galinha, sal a gosto e polvilhe os 100 g restantes do parmesão por cima. Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Deixe por 15 ou 20 minutos - até que o arroz esteja cozido. Tire do forno e espalhe a salsinha por cima para decorar.



ARROZ DE BRAGA


Ingredientes


250 g de arroz (equivale a 1 ½ copo americano)

1 pé de repolho branco tamanho médio

250 g de bacon

1 peito de frango inteiro

3 dentes de alho

1 tomate

1 cebola

Folhas de louro, sal e cebolinha a gosto

3 colheres de óleo


Modo de fazer


Faça primeiro um caldo de galinha: cozinhe o peito de frango numa panela de pressão, junto com a cebola e o tomate picados em quatro pedaços, o louro, a cebolinha e dois dentes de alho inteiros ? coloque também um pouco de sal. Quando o frango estiver cozido, tire da panela e deixe esfriar. Amasse a cebola, o tomate e o alho na peneira, acrescentando o líquido extraído ao caldo que está na panela, para aproveitar os nutrientes. Despreze os legumes amassados. Desfie o frango quando estiver frio.


Em uma frigideira, frite o bacon em pequenos pedaços até que fique crocante. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue um dente de alho picado e o repolho já lavado e picado. Acrescente em seguida o arroz cru e o bacon e frite mais um pouco. Em seguida, acrescente o frango desfiado e o caldo de galinha em quantidade equivalente a que você costuma usar de água para cozinhar o arroz.


RISOTO DE LEGUMES


Ingredientes


½ cebola picada

3 colheres de óleo

250 g de arroz próprio para risoto (arroz arbóreo)

1 litro de caldo de galinha

1 pimentão vermelho picado

½ xícara de abobrinha picada

½ xícara de cenoura picada

1 xícara de brócolis japonês picado

Sal, salsinha e pimenta do reino a gosto


Modo de fazer


Frite a cebola no óleo e acrescente o arroz cru. Adicione o sal, a pimenta do reino e, aos poucos, o caldo de galinha, mexendo sempre - lembre-se de que arroz de risoto fica meio empapado mesmo. Ao atingir o ponto de cozimento, acrescente o pimentão e a cenoura. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente a abobrinha, o brócolis e cozinhe por mais cinco minutos. Coloque salsinha por cima para decorar.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!