Sexta-feira, 29 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Férias no museu

Por Luciana Conrado Martins *


Quando chegam as férias escolares sempre queremos entreter as crianças! Uma ótima sugestão é visitar os museus de ciência, zoológicos, jardins botânicos e planetários da cidade!

Por que o céu é azul? O que tem embaixo de uma montanha? Por que a lua parece que está seguindo a gente? Por que a lâmpada acende? Quem já não se deparou com essas perguntas, inocentemente feitas por uma criança, e ficou sem resposta?

Os fenômenos naturais e as descobertas tecnológicas são mesmo misteriosos, não só para as crianças, mas para os adultos também. Temos a tendência, na maior parte das vezes, de buscar uma explicação baseada na nossa própria lógica. Ou seja, em vez de usarmos o pensamento científico, usamos o famoso “senso comum”. Afinal, não é tão fácil explicar as causas de fenômenos dos quais só vemos o resultado. Forças naturais, como a gravidade ou o magnetismo – origem da eletricidade – não são facilmente compreendidas, principalmente por crianças pequenas que ainda não possuam o pensamento abstrato.

Uma maneira de aproximar os pequenos da cultura científica é propor situações nas quais as crianças possam vivenciar esses fenômenos e suas consequências no nosso dia a dia. Entender os porquês das ciências naturais é o primeiro passo para se tornar um futuro cidadão “opinante” sobre assuntos importantes da atualidade, como as causas do efeito estufa ou os impactos do uso da energia nuclear.

Essa aproximação pode ser feita, de forma divertida e envolvente, em visitas aos museus de ciências! Na cidade de São Paulo, temos a facilidade de encontrar excelentes museus e centros de ciências que oferecem exposições para as diferentes idades e assuntos de interesse (veja ao final nossas sugestões). Os museus são locais nos quais é possível unir entretenimento e aprendizagem em um só programa.

Planeje sua visita

Para facilitar seu passeio, seguem algumas dicas de planejamento da sua visita:

• Escolha um museu, ou exposição temporária, cujo tema interesse a você e a seus filhos. Será muito mais fácil motivá-los a aprender coisas novas a partir de um assunto com o qual eles já tenham familiaridade.

• Verifique, com antecedência, os dias e horários de funcionamento do local escolhido. Os museus fecham, para manutenção, pelo menos um dia por semana, usualmente às segundas-feiras.

• Não se esqueça que muitos museus cobram ingressos. Mesmo em instituições gratuitas, algumas exposições temporárias podem ser cobradas à parte. Verifique com antecedência.

• Durante a visita, estimule seu filho a interagir com a exposição. Mesmo que os objetos não possam ser tocados, você pode pedir para ele observar um objeto e ler sua legenda ou painel, para descobrir do que se trata. Você estará não só estimulando um aprendizado sobre o assunto em foco, como ensinando seu filho a visitar exposições.

• A capacidade de atenção de crianças, e mesmo de adultos, quando estão visitando uma exposição dura, em média, uma hora. Caso você queira prolongar sua visita, preveja momentos de descanso (e lanche) no qual possa se sentar com seus filhos.

• Não se esqueça que visitar um museu exige disposição física para caminhar! Caso seus filhos sejam muito pequenos, verifique a possibilidade de fazer a visita com um carrinho de bebê.

Nossas sugestões

Confira aqui algumas sugestões de locais para serem visitados na cidade de São Paulo:

Instituto Butantan

Situado em uma grande área verde, com bastante espaço para correr e andar de bicicleta, o Instituto Butantan é um dos locais de visita mais famosos de São Paulo. Ele possui três museus que tratam de diferentes assuntos das ciências: Museu Biológico, Museu Histórico e o Museu de Microbiologia.
O Instituto realiza uma programação especial de férias para crianças.

Maiores informações em: www.institutobutantan.gov.br

Catavento Cultural

Aqui, seus filhos podem tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou, ainda, descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece quando estamos na praia.

Maiores informações em: www. cataventocultural.org.br

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico oferece diversas paisagens, e oportunidades de observação e contemplação da natureza, permitindo ao visitante desfrutar e conhecer várias espécies de plantas do estado de São Paulo, do Brasil e do mundo. Há também uma trilha suspensa que percorre uma área de mata atlântica em direção à nascente do riacho do Ipiranga.

Mais informações: www.ibot.sp.gov.br/jardim/index.php

E ainda:

Planetário Parque Ibirapuera
www.parquedoibirapuera.com/atracoes/planetario-ibirapuera/

Zoológico de São Paulo
www.zoologico.com.br

Estação Ciência
www.eciencia.usp.br

* Luciana Conrado Martins PERCEBE / Além dos espaços formais de educação
www.percebeeduca.com.br


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Proteja sua casa quando for viajar 24/11/2010 às 12:23:35

Você vai viajar nas férias ou no feriado com sua família e deixar sua casa desocupada por alguns dias? Fique atento a regras básicas de segurança que ajudam a proteger o seu patrimônio.

   
Um dia no museu 03/05/2013 às 17:49:24

Saiba como aproveitar ainda mais a sua ida ao museu com as crianças! Entretenimento, conhecimento e cultura em um só lugar!

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Viajando com as crianças 06/06/2001 às 16:39:00

Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.