Sábado, 23 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Em busca da harmonia do corpo

Por Valéria S. Rosenberg *


A Reeducação Postural Global, conhecida simplesmente como RPG, é um método de tratamento corporal que encara o indivíduo como uma obra de arte - ou uma escultura! - cujos detalhes e segmentos são vitais e interdependentes na composição do todo.

Foi o fisioterapeuta francês Ph. E. Souchard quem apresentou ao mundo o revolucionário método da RPG, em 1970. Conhecedor profundo das terapias convencionais, concluiu que às vezes elas se mostravam ineficientes por não trabalharem o corpo de forma global.


Observou que as dores musculares não precisam ser tratadas diretamente no local onde aparecem. O primeiro passo é descobrir a causa da dor e aí, sim, tratar de suas repercussões ou compensações em outras partes do organismo. Uma entorse no pé, por exemplo, pode criar no indivíduo mecanismos de defesa contra a dor. Como a torção é dolorida, a vítima começa a andar curvada, a descarregar o peso na outra perna e - acredite! - também por causa da dor, pode começar a respirar de forma incorreta.

Atenção à mochila!

O enfoque do RPGista é biomecânico, baseado em três princípios básicos: unidade (cada ser humano é único); causalidade (os sintomas levam às causas das lesões) e globalidade (respeito ao funcionamento em cadeia da musculatura).



O método é indicado para crianças (a partir de 8 anos) e adultos, sem restrições, mas o trabalho preventivo deve ser feito durante a infância. É importante a atenção dos pais à postura dos pequenos, para evitar problemas futuros como a cifose (corcunda) ou escoliose (desvio em S da coluna). Carregar corretamente a mochila e sentar-se de forma ereta são medidas importantes. Na dúvida, vale uma visita ao fisioterapeuta para uma avaliação.

Como é o tratamento?

Músculos tensos e doloridos reconquistam flexibilidade por meio de alongamentos específicos para os músculos estáticos (com tendência ao encurtamento) e para os dinâmicos e abdominais, com pré-disposição ao relaxamento.


O tratamento começa pela observação da postura do paciente desde a cabeça até a ponta dos pés. Cada segmento é analisado atentamente em diversos ângulos e posições - sempre de pé e com o tronco projetado para a frente, de costas e de perfil. As radiografias são importantes para complementar o diagnóstico.


Dez posições básicas compõem a terapia, que visa corrigir desvios na coluna, pé chato, postura incorreta e, principalmente problemas de respiração. O tempo de tratamento é variável, podendo durar de duas sessões até alguns meses, dependendo de cada caso. As sessões, sempre individuais, tomam em média uma hora.


Se você notar que seu filhote anda se sentando torto, ou apresentando algum dos sintomas descritos, consulte o pediatra ou um ortopedista para orientação. Quando pequenas, as crianças não costumam sentir dores na coluna mas as seqüelas certamente aparecerão muitos anos depois.


* Valéria S. Rosenberg é fisioterapeuta formada pela USP com especialização em RPG (Reeducação Postural Global) e ginástica holística.
Tel: (11) 3812-4718
e-mail: valeriasergio@osite.com.br


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

Para os pais que não viveram a onda do "ficar".

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.