Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Prepare-se para a festa!


Selecionamos algumas perguntas recebidas de nossos usuários pelo Faleconosco a respeito de como organizar os mais diversos tipos de festas e decidimos publicá-las para que vocês também possam aproveitar essas dicas. Boa diversão!

Minha idéia é fazer uma super festa de 2 dias em um sítio com os amigos (uma festa do pijama).Que tal?
Maria Clara


Maria Clara,

É uma ótima idéia fazer uma festa do pijama! Para isso, é necessário, antes de tudo que você providencie colchões, de modo que todos durmam no mesmo ambiente, seja na sala ou no quarto. O gostoso nesse evento é que todo mundo fique junto, de preferência com os colchões no chão mesmo, com vários cobertores, almofadas e travesseiros.

Para entreter a garotada, nada melhor que jogos como "Imagem e Ação" ou jogos no estilo adivinhação ou mímica. Filmes são uma ótima pedida, de preferência os do gênero comédia ou terror - neste caso desde que haja crianças pequenas na festinha.

Para comer: cachorro quente, pizza, pipoca, refrigerante, sucos. Você pode também misturar diversos doces como balas, bombons, jujubas, etc num pote grande de plástico para a garotada ir beliscando durante as brincadeiras ou no meio da "sessão de cinema". Uma boa dica é providenciar garrafinhas do tipo "squeeze" para cada convidado, assim ninguém derruba bebida nos colchões!

Ah, não ligue para a bagunça, pois a casa certamente ficará de pernas para o ar! Boa festa!


Olá, meu nome é Eutália e eu procurei listas de chás de bebe, mas não achei de chás de fralda, seria bom também para saber direcionar a quantidade de fraldas.
Eutália


Eutália,

Algumas mulheres organizam chá de fraldas, mas os itens pedidos na lista basicamente coincidem com os do chá de bebê, apenas especificam melhor a quantidade e o tipo de fralda. Em geral, são pedidos entre dez e doze pacotes de fraldas tamanho P e a mesma quantidade de fraldas tamanho M.

O único problema nesse caso é que o bebê pode ter alergia a determinadas marcas de fralda, e a mamãe só vai perceber depois que ele começar a usá-las. Se isso acontecer, ela terá de trocar as fraldas ganhas por outras de marca diferente.

Se a mamãe já tem outro filho, poderá usar como referência a marca de fraldas usada pelo primogênito, tendo assim mais chances de que seu segundo filho se adapte bem à mesma marca. Do contrário, ela pode pedir indicações a amigas.

Para mais dicas e informações, digite "chá de bebê'', leia a matéria Uma tarde inesquecível!


Eu tenho uma filha, ela vai fazer 15 anos e está querendo uma festa à fantasia, já aluguei o salão, para 150 pessoas, por sinal é bem espaçoso e estou em dúvida referente a decoração, porque não temos um tema específico, cada convidado vai com fantasias diferentes e ela quer ir de Bela e estou convencendo o namoradinho dela para ir de Fera ou de príncipe, só que fico pensando como posso decorar o salão e a mesa, o bolo se vai ser de andar ou não, vou contratar um DJ e gostaria de umas dicas.
Miriam


Miriam,

É complicado pensar na decoração de um ambiente sem conhecê-lo. No entanto, podemos dar algumas sugestões básicas. Como se trata de uma festa à fantasia, a decoração pode ser bem "divertida", com direito a muitas cores e acessórios lúdicos.

Use máscaras, plumas a artigos em neon e acrílico para compor a decoração das mesas de doces, por exemplo. Abuse de vidros contendo elementos coloridos, como confetes, bolas, pétalas de flores ou mesmo balas de goma e jujubas. Tecidos podem ser amarrados nas paredes e na estrutura de iluminação da pista de dança para dar vivacidade ao ambiente. Móbiles gigantes presos ao teto também são interessantes.

Uma boa dica é criar um canto mais aconchegante para a garotada sentar e conversar, parecido com um lounge, com pufes e sofás. Não pode faltar também um bar com bartenders especializados em elaborar drinks (sem bebidas alcoólicas) fazendo malabarismos com garrafas.

Quanto ao bolo, ele pode ter vários andares, sem problemas! É inclusive uma boa saída, já que são muitos convidados. Divirtam-se!


Eu faço aniversario em agosto e gostaria de saber como organizar uma festa de 18 anos , mas sem gastar muito...
Daniele.


Daniele,

Existem várias opções para comemorar seu aniversário sem gastar muito, você deve escolher aquela que mais te agrada. A maneira mais simples e a preferida entre jovens dessa idade é comemorar em um barzinho, e aí cada um paga o que consumir. Normalmente, nesses lugares, o aniversariante pode levar um bolo e uma garrafa de champanhe para brindar com os convidados.

Se você não gosta de barzinhos, pode fazer a festa em casa ou no salão de festas do prédio. Festas em buffets são muito caras e estão descartadas. Em casa ou no prédio, você terá de oferecer comes e bebes para os convidados, e isso dependerá do seu orçamento. Se o orçamento for mais curto, uma boa opção é servir salgadinhos industrializados, como batatinha frita, amendoim, etc. Se possível, não compre no supermercado, mas sim naquelas lojas específicas que vendem embalagens maiores e por preços mais acessíveis.

Uma boa dica é fazer patês variados, que todo mundo adora. Anote aí uma receita de massa básica de patês: misture um potinho de cream cheese com uma lata de creme de leite, sem soro, batendo bem. Aí você acrescenta o que quiser a essa mistura. Para fazer um patê de cebola, misture a essa massa meio pacote de sopa de cebola. Outro patê que fica muito saboroso é o de azeitonas pretas com tomate seco (basta picar esses ingredientes e incorporá-los à massa básica).

Se o orçamento estiver mais folgado, você pode também montar uma tábua de frios, misturando alguns tipos de queijos e embutidos como salame, etc. Se o número de convidados não for muito grande e você tiver disponibilidade, pode organizar um jantar. Nesse friozinho, boas opções seriam: fondue de queijos, raclete ou crepes, entre outras.

Para a sobremesa, não é necessário fazer nada além de um bolo. Se você quiser oferecer algo diferente dos tradicionais docinhos, pode encomendar "mini-tortinhas" de chocolate, morango, limão, etc.

Lembre-se também de incluir os gastos com bebidas. Se você optar pelos salgadinhos, pode servir cerveja (desde que todos os convidados sejam maiores de idade, é claro) e refrigerantes. Calcule duas latinhas de cerveja e cerca de 500 ml de refrigerante por pessoa. Se for servir um jantar, como sugerido, a cerveja não combina. O ideal nesse caso seria servir um vinho tinto - uma garrafa para quatro pessoas está bom.

Espero que você possa aproveitar nossas dicas!


Minha sobrinha fará 15 anos em breve e gostaria de algumas dicas para eu providenciar para o evento. Será algo simples, toda a família ajudará para a realização da festinha. Pensamos em algo simples, mas com originalidade e bom gosto nos tons rosa e pink.
Edina


Cara Edina,

Uma boa idéia para esse tipo de festa é usar muitas fotos da aniversariante desde quando ela era bebê, talvez até fazendo uma linha do tempo para relembrar sua trajetória nesses 15 anos. Você pode fazer montagens com as fotos e colocar nas paredes. Por exemplo: desenhe vários corações em uma cartolina e dentro de cada coração cole uma foto dela com alguém que ela gosta muito. Capriche no desenho, usando caneta hidrográfica e cola colorida com gliter.

Para ajudar na decoração, abuse das flores em tons de rosa, roxo, lilás e branco. Bexigas também podem ser usadas, mas prefira uma única cor, que pode ser o rosa de que ela tanto gosta.

Na entrada da casa ou do salão onde será realizada a festa, seria interessante colocar uma foto bem grande da sua sobrinha, tirada em um fundo branco, para que as pessoas pudessem assinar seus nomes nessa foto ao chegar. No fim, vocês podem mandar enquadrar a foto e ela terá sempre uma lembrança da festa. Ou então podem providenciar um livro com uma foto dela na capa, para que as pessoas deixem recados.

Você também pode pedir aos amigos e parentes dela para fazerem uma homenagem, que pode ser a exibição de uma fita de vídeo ou a leitura de uma série de mensagens em que todos contam como conheceram a sua sobrinha, relatam momentos engraçados que viveram juntos e contam seus sentimentos em relação a ela.

Em relação ao que servir para os convidados, os salgadinhos são uma ótima opção, mas você também pode optar por sanduíches de metro ou crepes, se preferir. Para beber, é possível fazer drinques coloridos sem álcool para a garotada, como batidinhas de frutas com leite condensado. Use morango, o drinque ficará cor-de-rosa!

Como lembrancinha, que tal distribuir aos convidados um CD com as músicas preferidas da aniversariante? Tenho certeza de que todos vão gostar!

Esperamos que a festa seja um sucesso.


Vou fazer uma festa para minha filha e gostaria que ela descesse de um cabo de aço no local da festa, ela vai fazer 7 anos.
Tania


Tania,

Existem outras alternativas mais seguras e mais interessantes do que a que você sugere. Dependendo do tema da festa, você pode imaginar uma entrada diferente para a sua filha. Muitas garotas dessa idade gostam do tema da "Pequena Sereia", por exemplo. Se você escolher esse tema, sua filha pode sair de dentro de uma grande concha, quem sabe até fantasiada como a "Ariel"!

Se você não quer escolher um tema, ainda assim dá pra pensar em muitas coisas diferentes. Até a entrada por uma porta pode ficar interessante acompanhada de efeitos como fumaça colorida, chuva de confetes e uma música bem animada - se ela curte dançar e é extrovertida, pode entrar na festa acompanhada de dançarinos e fazer uma performance de dança com eles.

Outra idéia bacana é pedir para um parente que saiba falar bem em público e conheça bem a sua filha para apresentá-la na festa, com um breve "discurso" relatando os principais momentos da vida dela. Essa apresentação pode ser acompanhada da exibição de fotos da infância dela que representem os momentos que estão sendo relatados. E, ao final, ela entra na festa, sob aplausos de todos os presentes. Certamente ela se sentirá muito especial!



Meu filho vai fazer 18 anos e vamos dar uma festa. Quero dicas de cardápio e decoração. Estamos pensando num telão, bartender, Dj e tochas como parte de decoração. Como criar um convite diferente? Os familiares devem estar presentes? Preciso de dicas.
Rosana


Rosana,

Normalmente, em festas de jovens dessa idade, os adultos podem ir, mas não se misturam com a garotada. O ideal seria um lugar com dois ambientes, um mais calmo para os adultos (com mesas) e outro para os jovens, com pista de dança e bar.

A idéia das tochas para a decoração é muito boa e cria um clima mais informal para a festa. Se é essa a sua intenção, vá em frente! Mas lembre-se que na pista de dança o ideal seria uma iluminação como as de casas noturnas, que usam estrobos (luzes com efeito piscante) ou gobos (projeções animadas de luzes). Tendo uma boa iluminação, você não precisa se preocupar muito com a decoração, pois os jovens não reparam muito nisso. No ambiente dos adultos, você pode criar um clima mais tranquilo, com uso de enfeites de mesa, flores e luminárias suaves, por exemplo.

Para servir, uma opção simples e prática seria um buffet de massas. Mas isso depende da intenção da festa. Se a intenção é fazer uma "balada" mesmo, que comece lá pelas 22h ou 23h, não dá para fazer um jantar. Aí o ideal é servir apenas petiscos e bebidas. Mas se for pra começar mais cedo, é interessante servir o jantar, ainda que de maneira mais informal. Em algumas festas, os garçons servem pequenas cumbucas com massas cortadas (penne, ravióli, parafuso, etc), que se pode comer mesmo estando em pé.

Quanto ao convite, você pode pedir a um conhecido que tenha habilidade em desenho ou artes gráficas para desenvolvê-lo, criando uma identidade visual moderna, como se vê nos flyers de casas noturnas. Hoje em dia é possível fazer coisas bem legais usando programas de computador. Depois é só levar numa gráfica para imprimir. Para ter uma idéia, entre nos sites de casas noturnas, muitas delas disponibilizam seus flyers pela Internet. Você pode usá-los como inspiração.


Gostaria de alguma idéia pra enfeitar um bolo de aniversario, será uma festa junina e aniversário junto.
Karen


Prezada Karen,

Você pode montar um cenário de festa junina em cima do bolo, da seguinte maneira:

- Use granulado colorido para desenhar uma fileira de bandeirinhas, como se elas estivessem penduradas de um lado a outro do bolo. Para facilitar este trabalho, marque o contorno das bandeirinhas sobre a cobertura do bolo usando um palito de dentes, e depois preencha com o granulado através de um saquinho plástico furado na ponta. Para simular o fio que segura as bandeirinhas, use calda de chocolate (se a cobertura do bolo for de cor clara) ou chantily (se a cobertura for escura)

- Monte uma pequena "fogueira" no canto direito do bolo empilhando palitinhos de chocolate ou Bis para simular os troncos de madeira, com balinhas jujuba na cor vermelha e/ou laranja no interior para representar o fogo. Na hora de cantar parabéns, você pode colocar a vela no centro da fogueira.

- No canto esquerdo, faça um "balão" de São João em formato losango usando balinhas do tipo confete em 4 cores diferentes (se você traçar uma reta imaginária ligando cada ponta do losango à ponta oposta, verá que se formam 4 triângulos no interior do balão. Preencha cada um deles com uma cor de confete diferente).

- Para a "saia" do bolo, use palha de milho.


Gostei das dicas de festa junina gostaria de perguntar o seguinte, como calcular a quantidade de comida por pessoa?
Wanda


Prezada Wanda

Para calcular a quantidade de comida por pessoa para uma festa é preciso levar em conta o público da festa, se são adultos, adolescentes ou crianças, e considerar também o tipo de comida a ser servida e a variedade de quitutes. Se houver uma variedade muito grande de opções, duas porções de cada doce ou salgado para cada pessoa seria suficiente. Se houver menos opções, o ideal é aumentar a quantidade de cada prato.

Na dúvida, invista mais em quitutes como amendoim, pé de moleque, paçoca e outros docinhos industrializados, que não se estragam facilmente e podem ser consumidos depois caso sobrem. Milho para pipoca também é uma boa, pois você pode estourá-lo conforme a necessidade e utilizá-lo depois se sobrar. Quanto ao cachorro quente, você pode ir preparando aos poucos também, e congelar a salsicha restante.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

   
Nossa mensagem de Natal 21/12/2012 às 18:16:21

Ilustrada pelo Gilson Nascimento - usuário do Clicfilhos!