Terça, 19 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Família, conhecer para entender

Por Beatriz Santos Soares *


O que é a família? Qual o papel de cada um dentro dela? Como se dá a transmissão de conhecimento de uma geração para outra? Entender a dinâmica familiar possibilita um melhor relacionamento entre seus membros.

No mundo ocidental, o grupo familiar é o grupo social de referência dos indivíduos. Podemos pensar a família como um grupo de pessoas de diferentes idades e gêneros, que, unidas por laços de consangüinidade, afetivos, de casamento ou por adoção, vivem juntas para se desenvolver, se manter e se proteger, como forma de sobrevivência.


A família constitui, portanto, um sistema, ou um conjunto de partes, onde cada membro afeta o outro e é afetado por ele. É na família que se estrutura a base emocional e afetiva das pessoas e é lá que a pessoa cresce e se faz indivíduo.


Refletir sobre relações familiares, transmissão de valores, cultura familiar, educação ou desenvolvimento humano é voltar nossos olhos para a forma como fomos ensinados e entender como aprendemos a nos constituir como cidadãos.

O papel de cada um

O especialista em dinâmicas relacionais G. Bateson diz que todo aprendizado é auto-referencial. Assim, para o aprendizado do novo, o avanço do nosso conhecimento deve ser conquistado através da reflexão sobre as matrizes que nos foram passadas na nossa educação primária, e sobre aqueles valores que estamos transmitindo aos nossos filhos.


Quando nos apropriamos da nossa história pessoal, admitimo-nos como o principal personagem da nossa história individual e incorporamos nossa responsabilidade como parte formadora da sociedade em que vivemos.


Pois bem... Assim considerando, necessitamos pensar também as relações que se formam entre os membros dos grupos familiares e a sociedade, com olhos voltados para o exercício dos papéis sociais que os cidadãos exercem dentro das famílias. Papéis como o de pai, mãe, filho, avô ou tio, e suas interações com a comunidade.

Convivência entre gerações

A história fez cultura, portanto as famílias têm muito a aprender nas trocas com seus familiares de origem, considerando saberes que estão pautados dentro de um contexto histórico e cultural, os quais sofreram transformações de geração em geração. Em cada família, encontramos valores arraigados, estabelecimento de hábitos e condutas, mitos, ritos, lealdades e segredos.


Cada época histórica e etapa do desenvolvimento têm suas características e especificidades e foi vivida nas famílias pelos seus vários membros, em diferentes gerações, de formas diversas, trazendo um conhecimento em si a ser conhecido, para o bem - a confirmação - ou para o mal - chamando a mudança.


A reflexão destas vivências e a troca de experiências entre os familiares criam intimidade no grupo, abrem a rede de conversas e ajudam na compreensão das regras "impostas" ou "propostas" como educação na família. Falar de educação de filhos, nos dias atuais, tornou-se um desafio para os pais, pois eles encontram muita dificuldade em estabelecer limites na família e praticar uma educação saudável, sem conflitos nem agressões, tendo uma postura mais confiante nessas relações.

Comunicação é a chave do bom relacionamento

Nesses novos tempos, onde se vêem tantos desencontros entre crianças, jovens e adultos, e até abandono de idosos, poderíamos pensar que um dos motivos deste descompasso está na falta de comunicação entre os membros da família, e ainda deles com toda a sua comunidade.


É de grande importância que a sociedade, tanto o poder público como o privado - as escolas, postos de saúde, centros comunitários, igrejas ou outros - encontrem uma forma de oferecer apoio às famílias de maneira integral, visando ao atendimento de suas necessidades psicossociais, educacionais, de lazer e culturais, no âmbito de sua formação, orientação, capacitação e expressão de valores materiais e espirituais.


O grande objetivo é contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem nos centros urbanos, cujos espaços nem sempre oferecem alternativas construtivas para a convivência entre os membros das famílias, e entre eles e sua comunidade.

* Beatriz Santos Soares é Terapeuta Familiar e Mestre em Psicologia Social. Ela também é idealizadora do Familiarte, um espaço dedicado à convivência das famílias, no intuito de facilitar a comunicação e o relacionamento de seus membros, de forma lúdica e alegre. Contato: (11) 3642-1706 ou contato@familiarte.com.br


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?